Ellen Steiger

Recentemente li uma história de Soren Kierkegaard, intitulada “A parábola dos gansos”. O filósofo e teólogo dinamarquês descreve uma cidade na qual vivem apenas gansos. Todos os domingos, eles saem de suas casas e gingam pela rua principal até a igreja, entram nela e se sentam em seus lugares preferidos. Os membros do coro dos gansos também tomam os seus assentos. Finalmente, o pastor dos gansos chega ao púlpito e abre sua Bíblia de ganso. Ele levanta a voz e lê: “Gansos! Deus lhes deu asas! Asas com as quais vocês podem voar! Asas com as quais vocês podem voar alto como uma águia. Muros não podem prender vocês. Cercas não são mais um obstáculo. Deus lhes deu asas e vocês podem voar como pássaros!”. Todos os gansos exclamam com entusiasmo: “Amém”. E então eles saltam de seus bancos e gingam para casa.

Sabemos do nosso potencial em Cristo, da libertação do pecado e da culpa e da oferta de uma nova vida com Deus. Afirmamos que somos cristãos praticantes, ouvimos e lemos a Palavra de Deus. Porém, muitas vezes não implementamos o que ouvimos e lemos – embora digamos “amém”.

Em seu artigo sobre a busca pela felicidade, René Malgo escreve: “Toda felicidade divina e verdadeira começa com Jesus Cristo” (leia aqui). Para complementar, Norbert Lieth comenta na página ao lado sobre um pastor que redescobriu no leito hospitalar “como a Bíblia é uma pura história de amor – a história do amor de Deus pelos homens”.

O autor Jeff Kinley relata que “o Oriente Médio é um barril de pólvora altamente explosivo que a qualquer momento poderia desencadear uma guerra mundial. Basta alguém disparar um míssil e logo estaremos à beira da Terceira Guerra Mundial. Por isso o Oriente Médio está maduro para a paz...” (leia aqui). Infelizmente, por enquanto maduro para uma falsa paz!

O profeta Naum “demonstra que cada geração é responsável por suas próprias decisões morais e espirituais”, escreve Ron J. Bigalke (leia aqui). Ele continua: “Na época de Jonas, os ninivitas se arrependeram em resposta à proclamação da Palavra de Deus. No entanto, na época de Naum, o povo de Nínive fez escolhas diferentes”.

É exatamente disto que se trata: nossa decisão. Temos que tomar uma decisão. Temos que escolher alguém. Como René escreveu: “Por intermédio de Cristo, Deus já nos disse ‘eu quero’. [...] Por isso, se quisermos encontrar a felicidade, precisamos dizer: ‘Sim, eu quero’”. A decisão de seguir a Jesus Cristo, dizer “sim, eu quero” a Deus, pode não diminuir os nossos problemas, mas Deus fica maior! Não podemos voar sozinhos; contudo, ao nos ligarmos ao Senhor, podemos experimentar como ele opera em nós e através de nós. Queremos orar assim como Paulo: “Para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3.17-19).

Desejo a você uma boa leitura!

sumário Revista Chamada Setembro 2021

Confira