Quão Segura É a Salvação?

Parte 3

É possível que alguém redimido abandone a fé? Nesta série, queremos examinar sistematicamente a questão da segurança da salvação.

É possível que alguém redimido abandone a fé? Nesta série, queremos examinar sistematicamente a questão da segurança da salvação.

A certeza da salvação tem relação direta com a pessoa que, afinal, é responsável pela fé salvadora. A Bíblia nos desafia, dizendo: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos...” (At 16.31). No livro de Atos lemos repetidamente como os proclamadores do evangelho apelam para a fé e o arrependimento (p. ex., At 2–3; 17; 26). Sendo então necessário que a pessoa creia, isso não significaria que “permanecer na fé” dependeria dela mesma? Afinal, Paulo escreve em desenvolver “a salvação de vocês com temor e tremor” (Fp 2.12). Entretanto, sem depender dos apelos, a Bíblia ensina que a fé é uma dádiva de Deus (Ef 2.8; Fp 1.29; cf. 2.13). Assim, Atos também relata que “naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” (At 2.41). Quem foi acrescentado por quem? A resposta está no versículo 47: “E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”. Atos 5.14 e 11.24 também falam em “acrescentados”. E Atos 13.48b diz: “E creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna”.

Mesmo quando nós apelamos ao crer quando pregamos, em última análise será Deus aquele que concede a fé salvadora. Segundo Pedro, ele protege por seu poder até chegar a salvação (1Pe 1.5). Deus só poderá garantir essa poderosa proteção pela fé se a fé também provier dele. É nisso que João se baseia quando diz que aqueles que recebem a Cristo e “creem em seu nome... nasceram de Deus” (Jo 1.12-13). Em 1João 5.4, ele também vincula “nossa fé” a ser “nascido de Deus”. Ali ele esclarece que a fé salvadora que vence o mundo vem de Deus.

“A pregação do evangelho é tão importante, porque é a proclamação da Palavra de Deus que desperta a fé.”

Neste ponto impõe-se então a questão de saber se, afinal, o homem não teria escolha? Ele precisa crer porque a fé vem de Deus? E ele nem conseguirá crer se Deus não lhe conceder a fé? A resposta é “sim e não”. É verdade que ninguém pode ter uma fé salvadora sem a intervenção de Deus (cf. Jo 6.37,44). Todo homem está espiritualmente morto em seus pecados (Ef 2.1). Embora tenha sua vontade, esta por natureza nunca vai em busca de Deus (Rm 3.11), mas sempre atrás das “vontades da nossa carne” (Ef 2.3). Ou seja: o Espírito Santo precisa convencer a pessoa espiritualmente morta (Jo 16.8). Por isso a pregação do evangelho é tão importante, porque é a proclamação da Palavra de Deus que desperta a fé (Rm 10.17). O Espírito Santo atua quando Cristo é proclamado. Quem for convencido pelo Espírito Santo pode aceitar a fé salvadora e deixar que Deus o desperte (Ef 2.4-6) – ou pode endurecer o coração (cf. Hb 3.15; 4.7; 6.4-6; 10.26-27).

Quando a Bíblia fala de fé, ela muitas vezes se refere à fé salvadora, mas nem sempre (cf. 1Tm 4.1). A carta de Tiago, por exemplo, constata que uma fé sem obras é morta (Tg 2.17). Portanto, também pode existir uma fé morta, não salvadora. “Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem!” (Tg 2.19). A fé salvadora se revela em suas boas obras (Ef 2.10; Tg 2.14-26).

Se for Deus aquele que concede a fé, também fica claro quem é o único a quem a salvação pode ser atribuída: Deus. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

A fé é o meio ou acesso à salvação. A questão é: podemos abrir mão dessa fé que é “dom de Deus”?[1] Segundo 1Pedro 1.5 (vide acima) ou Efésios 2.10, não: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”.

O contexto deixa claro que Paulo não fala aqui da criação do homem, mas da salvação (Ef 2.1-9). O salvo é obra de Deus – “criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras”. A obra de Deus poderia ser desfeita pelo homem? Não. Nossa fé é segura porque nem a nossa fé nem nossa salvação dependem de nós, mas de Deus.

Nota

  1. De acordo com William D. Mounce, Basics of Biblical Greek, 3 ed. (Grand Rapids, MI: Zondervan Academic, 2009), p. 3, na gramática grega o “dom de Deus” também se refere à fé.

René Malgo é encarregado do trabalho editorial das revistas da Chamada em alemão. Também é autor e coautor de diversos livros.

sumário Revista Chamada Agosto 2021

Confira