Quem é a Jezabel de Tiatira?

Em Apocalipse 2.20, lemos: “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel...”. Quem é essa mulher e como ela pode afetar a minha vida e a de minha igreja?

Resposta:

Depois de se revelar como Filho de Deus, o Senhor diz à igreja em Tiatira: “Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que está fazendo mais agora do que no princípio” (Ap 2.19).

Embora o Senhor tenha pesadas repreensões contra Tiatira, antes disso ele lhe dispensa um grande elogio. Assim é o nosso Deus! Ele é justo e não ignora nada daquilo que você tenha feito por amor ao seu nome. Ele conhece exatamente os efeitos do seu amor em você. Ele avalia a medida da sua fé e registra a sua paciência. Externamente, Tiatira aparecia como uma igreja maravilhosa. O Senhor até lhe atesta que sua atividade vem aumentando quantitativamente quando diz que ela “está fazendo mais agora do que no princípio”. Em contraste com a igreja de Esmirna, que tinha de sofrer tribulações passivamente, essa igreja era ativa no serviço do Senhor. Mas é bem aí que se constata que um aumento de atividade pode ocultar graves pecados. Imediatamente em seguida, o Senhor prossegue: “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos” (Ap 2.20).

Portanto, o que o Senhor tem contra Tiatira é particularmente grave por se tratar de um mal oculto que tira todo o brilho da dedicação ao Senhor que a igreja exibe. “Um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gl 5.9).

Aquela mulher Jezabel não representa simplesmente uma pessoa. Na verdade, a tal mulher representa um sistema, uma doutrina deletéria. Em quatro ocasiões aparece em Apocalipse uma mulher no papel de uma representação profética simbólica, tanto em sentido positivo como em negativo. Em sentido positivo: “... a noiva, a esposa do Cordeiro” (Ap 21.9; cf. 19.7) – trata-se do organismo total da igreja de Jesus. A “mulher vestida do sol” (Ap 12.1) é Israel em seu papel na história sagrada – o remanescente que será salvo passando pela tribulação. Uma representação simbólica negativa é a “mulher montada numa besta vermelha”, a “grande prostituta” (Ap 17.1-4). A grande prostituta é uma imagem da igreja apóstata do fim dos tempos, que se prostitui politicamente com os poderosos da terra. E aqui, em Apocalipse 2, vemos a mulher Jezabel que se autodeclara profetisa.

Os falsos mestres sempre tentam se destacar e falam muito de si. Satanás também faz isso, porque o Senhor Jesus diz sobre ele: “Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44).

Na igreja de Tiatira, o Senhor criticou o seguinte: “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel...”. Em outras palavras, “que você tolera esses ensinos na igreja”. Essa tolerância de que o Senhor fala aqui é uma tolerância deletéria.

Já conhecemos a mulher Jezabel do Antigo Testamento. Ela cresceu em Tiro, cidade portuária fenícia. Seu pai, o rei Etbaal, atuava também como sacerdote de Astarote e oferecia sacrifícios a Baal. Os fenícios, um povo de navegadores, comerciavam com madeiras nobres, ouro e pedras preciosas. Viviam em várias cidades florescentes ao redor do mar Mediterrâneo. Ao se casar com a fenícia Jezabel, o rei israelita Acabe esperava assegurar-se da amizade da principal potência comercial da época. Jezabel, porém, foi sua ruína. Ela trouxe para o reino de Israel somente desgraça, confusão e dificuldades. Ela introduziu a idolatria e tornou-se assassina de profetas. Com isso calou-se a palavra profética em Israel.

“No entanto, contra você tenho isto: você tolera...”, diz o Senhor a Tiatira. A falsa profetisa Jezabel sufocava a palavra profética. Possivelmente seja por isso que o Senhor fale aqui muito pouco sobre a sua vinda. Apenas para aqueles em Tiatira “que não seguem a doutrina dela” ele diz: “Tão somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha” (Ap 2.25). Se a palavra profética que insiste na santificação for excluída de uma igreja, um outro espírito a invadirá. Virá então o espírito da confusão e da prostituição. Esse espírito de tolerância tem se disseminado terrivelmente em nossos dias. O salmista diz com razão: “Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?, um trono que faz injustiças em nome da lei?” (Sl 94.20).

Wim Malgo (1922-1992) é o fundador da Chamada da Meia-Noite. Autor de mais de 40 livros, pregou e ensinou durante décadas.

sumário Revista Chamada Julho 2021

Confira