O significado profético dos sacrifícios no Antigo Testamento
O holocausto (Lv 1; 6.8-13)
Significado
Voluntário: se alguém quisesse obter propiciação, traria como oferta um macho sem defeito de alguns possíveis animais. O próprio ofertante tinha de abater o animal na presença dos sacerdotes e ele era totalmente queimado.
Em Cristo
Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, foi o sacrifício vicário imaculado (sem pecado) (cf. Is 53; 2Co 5.21; 1Pe 1.19). Ele mesmo se ofereceu voluntariamente (Jo 10.17-18).
A oferta de cereal (Lv 2; 6.14-23)
Significado
Voluntária: se alguém quisesse reverenciar Deus (dedicação), ofereceria sobre o altar junto com um holocausto, ou uma oferta derramada, ou de farinha assada ou não assada, ou grãos tostados das primícias da colheita.
Em Cristo
Jesus Cristo entregou a si mesmo voluntária e plenamente ao Pai (Mt 26.39). Ele mesmo se ofereceu como sacrifício vivo, agradável a Deus, e foi obediente até a morte na cruz (Fp 2.8). Assim também nós devemos apresentar o nosso corpo ao Senhor (Rm 12.1-2).
A oferta de comunhão (Lv 3; 7.11-36)
Significado
Voluntária: procedimento como no holocausto. Neste caso, porém, oferecia-se ao Senhor apenas a gordura (a parte melhor) do animal sacrificado. Em seguida, o ofertante e seus familiares comiam a carne do animal. Essa refeição comum entre Deus e o ofertante destinava-se a expressar paz e comunhão.
Em Cristo
Jesus Cristo trouxe paz (reconciliação) com Deus por meio do seu sacrifício vicário (Rm 5.10; 2Co 5.18). Em Cristo temos comunhão, paz e reconciliação com Deus. Devido à obra reconciliadora de Cristo, essa comunhão também se expressa na ceia do Senhor (1Co 11.23-26).
A oferta pelo pecado (Lv 4.1–5.13; 6.24-30)
Significado
Compulsória: uma vez por ano, no grande Dia da Expiação (Lv 16), o sumo sacerdote oferecia pelos pecados do povo um novilho como oferta pelo pecado e um carneiro como holocausto. Os judeus também tinham de apresentar a oferta pelo pecado pessoalmente quando pecassem involuntariamente.
Em Cristo
O sacrifício vicário de Jesus Cristo fez propiciação definitiva pelos pecados do mundo (Hb 7.21; 9.12; 1Jo 2.2), e tal como os corpos dos animais sacrificados eram queimados fora do acampamento (Lv 4.12), Jesus também assumiu a vergonha fora da cidade (Hb 13.11-12).
A oferta pela culpa (Lv 5.14–6.7; 7.1-10)
Significado
Compulsória: a oferta pela culpa tinha de ser apresentada quando se cometia involuntariamente algum pecado que pudesse ser redimido. Além da oferta, o culpado tinha de restituir o prejuízo, acrescido de um quinto do valor.
Em Cristo
Cristo redimiu nossa culpa diante de Deus ao levar sobre si na cruz o castigo e a ira de Deus (Rm 3–5). Com seu sangue, ele pagou toda a redenção (Hb 9.12; 10.10; 1Pe 1.19).