Por que justamente Jerusalém?

Jerusalém vive frequentando a mídia. Por que os palestinos brigam tanto por Jerusalém, e principalmente por Jerusalém Oriental? Seria por causa dos sítios sagrados que se concentram ali?

Resposta:

Jerusalém é o pomo da discórdia não só para os palestinos e árabes, mas para o mundo inteiro. A Bíblia já previa isso: “Naquele dia, quando todas as nações da terra estiverem reunidas para atacá-la, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todas as nações. Todos os que tentarem levantá-la se machucarão muito” (Zc 12.3). A problemática toda reside no fato de que Jerusalém é a cidade de Deus. É a cidade que Deus elegeu para ali escrever sua história sagrada. Assim, Jerusalém é o lugar em que, na pessoa de Jesus Cristo, Deus foi inocentemente submetido a julgamento; onde ele foi acusado como inocente, condenado como inocente e morto como inocente. No entanto, no terceiro dia, ele ressuscitou para em seguida retornar ao céu. E assim como Jesus Cristo – o Messias de Israel – subiu ao céu em Jerusalém, ele também retornará a Jerusalém para assumir o seu reinado. Sim, Jerusalém é a cidade da história sagrada de Deus. É justamente por isso que o Diabo quis e quer impedir isso de todas as formas. Todavia, ocorrerá aquilo que Deus previu, e Jesus assumirá o seu reinado em, por meio de e com Jerusalém.

Jesus Cristo reinará sobre toda a terra a partir de Jerusalém, conforme declara a Bíblia: “Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha. As nações verão a sua justiça, e todos os reis, a sua glória; você será chamada por um novo nome que a boca do Senhor lhe dará. Será uma esplêndida coroa na mão do Senhor, um diadema real na mão do seu Deus. Não mais a chamarão abandonada, nem desamparada à sua terra. Você, porém, será chamada Hefzibá, e a sua terra, Beulá, pois o Senhor terá prazer em você, e a sua terra estará casada. Assim como um jovem se casa com sua noiva, os seus filhos se casarão com você; assim como o noivo se regozija por sua noiva, assim o seu Deus se regozija por você. Coloquei sentinelas em seus muros, ó Jerusalém; jamais descansarão, dia e noite. Vocês que clamam pelo Senhor não se entreguem ao repouso e não lhe concedam descando até que ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra” (Is 62.1-7).

Contudo, a exata localização dos sítios da história sagrada (como o palácio de Pilatos, a casa do sumo sacerdote Caifás etc.) não é assim tão essencial. Mesmo os estudiosos não são unânimes sobre a exata localização desses sítios. O que importa, porém, é que Jesus Cristo realmente morreu em Jerusalém e de fato ressuscitou em Jerusalém. Ele efetivamente ascendeu ao céu a partir do monte das Oliveiras diante de Jerusalém e também retornará sobre o monte das Oliveiras, diante de Jerusalém, para então assumir o seu reinado sobre esta terra! Este fato, o iminente reinado de Jesus Cristo com sede em Jerusalém, é o verdadeiro motivo da rebeldia dos povos contra a cidade. O Diabo – e com ele todo o seu séquito (cf. Sl 2) – sabe que o seu tempo se aproxima do fim, e assim eles se perfilam com tudo contra Deus e seu Ungido, Jesus Cristo. O Diabo tem grande fúria (cf. Ap 12.12) e tenta por todos os meios impedir o reinado de Jesus Cristo. Chegará o momento em que se cumprirá Filipenses 2.9-11: “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. Esperemos isso com alegria. Jesus Cristo vem! Maranata!

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Junho 2021

Confira