A inspiração das mariposas

A inspiração das mariposas

Você sabia que as superfícies dos olhos da mariposa são constituídas de modo que praticamente não refletem a luz que incide nelas? Sem reflexos de luz, isso traz proteção ao inseto à noite (diminuindo a chance de ser descoberto), além de otimizar o aproveitamento da luz incidente para a sua visão. Agora os pesquisadores pretendem imitar esse mecanismo e aplicá-lo para o desenvolvimento de lentes objetivas e a laser de alta performance e telas sensíveis ao toque.

Até então, as lentes normalmente são providas de uma camada antirreflexo. Tais camadas muitas vezes apresentam a desvantagem de terem efeito ótimo apenas em uma limitada faixa de comprimento de ondas. Pesquisadores do Instituto Max Planck de Pesquisa Médica, localizado em Heidelberg, Alemanha, e a Universidade de Jena estão imitando o mecanismo natural por meio da chamada tecnologia NanoAR. Ao invés de desenvolver camadas, os pesquisadores estão trabalhando na própria superfície. Com o novo procedimento, as minúsculas estruturas de poucos nanômetros são aplicadas em superfícies por meio das quais elas são então espelhadas.

Em comparação ao procedimento convencional, agora eles podem projetar o efeito desejado em uma faixa de ondas mais extensa – principalmente com grande intensidade de transmissão da luz.

Publicado com autorização
de
factum-magazin.ch.

sumário Revista Chamada Maio 2021

Confira