A Verdade Sobre Êutico (At 20.1-16)

É comum ouvir pessoas mencionarem a história de Êutico a fim de indicar que a pregação foi longa demais. As pessoas dizem, de forma humorística: não nos mate de tanto pregar! Será que o Espírito Santo inspirou Lucas a adicionar essa história no livro de Atos a fim de ensinar os pastores a limitarem a duração de suas lições?

Embora os pastores devam ser sábios no que diz respeito ao tempo de cada sermão, veremos que o propósito da história de Êutico deve ensinar uma verdade mais elevada.

O capítulo 19 termina com uma descrição do tumulto que eclodiu em Éfeso após a oposição da associação dos ourives ao evangelho. Logo após essa comoção, Paulo encorajou os discípulos e despediu-se deles. Foi então para a Macedônia. Ele passou por essas áreas e encorajou os discípulos de lá com muitas palavras de incentivo. Por fim, chegou na Grécia e ficou ali por três meses.

Quando estava prestes a embarcar para a Síria, os judeus locais vieram perturbá-lo, para o seu detrimento, de forma que ele decidiu retornar pela Macedônia e ir até Trôade. Ali havia muitos irmãos no Senhor esperando por ele.

No domingo, os crentes se reuniram e celebraram a ceia do Senhor. Paulo, que iria deixar Trôade no dia seguinte, continuou a ensinar até a meia-noite. Precisamos compreender que Paulo continuou a ensinar porque o povo estava faminto por ouvir a verdade, e ele estava prestes a partir. Apenas imagine quão vívida a Bíblia se tornou para eles à medida que Paulo revelava a verdade a respeito do Messias!

Um rapaz (Êutico), que estava sentado na janela e acabou dormindo, caiu do terceiro andar e morreu. O apóstolo Paulo desceu, estendeu-se sobre Êutico e, enquanto o abraçava, disse: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” (v. 10b). Paulo voltou a pregar e no próximo dia continuou sua jornada até Mileto.

A questão é: qual é o propósito dessa história para Teófilo?

Precisamos nos lembrar que o evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos foram escritos por Lucas para provar a Teófilo que Jesus é o Senhor que os profetas bíblicos profetizavam e esperavam, e os apóstolos de Jesus eram os encarregados de levar a mensagem da salvação (Lc 1.1-4; At 1.1-2).

Se é assim, como o caso de Êutico deveria ajudar Teófilo a entender que Paulo era um profeta verdadeiro, que levava a mensagem de Deus? Como essa história ajudaria Teófilo a aceitar as cartas de Paulo e dos demais apóstolos como a Palavra de Deus?

Aqui está a verdade sobre Êutico:

Contexto

Em primeiro lugar, em Atos 19 os idólatras gentios rejeitam o evangelho e fazem com que Paulo deixe Éfeso. No início do capítulo 20, judeus rabínicos o perseguem e atormentam, forçando-o a ir para outras cidades.

Em segundo lugar, Lucas menciona os nomes de apenas sete irmãos no Senhor que estavam esperando por Paulo em Trôade.

Por fim, Paulo ressuscita Êutico, que caiu de uma janela do terceiro andar. O milagre foi para autenticar Paulo como encarregado de levar a Palavra de Deus.

Lucas descreve a maneira como Paulo ressuscita Êutico com as mesmas palavras e da mesma maneira que os profetas Elias e Eliseu ressuscitaram jovens dentre os mortos durante seu serviço (1Rs 17.21; 2Rs 4.34-35).[1]

No caso de Eliseu em 2Reis 4.35, é usada a palavra hebraica ga-har; no caso do profeta Elias, va-itmoded, que é um sinônimo de ga-har, que significa “esticar-se sobre”.

Assim, pode-se ver um paralelo (analogia) entre os eventos descritos em Atos 19.21–20.16 e os eventos na vida dos profetas Elias e Eliseu.

Perceba que pelo menos dois componentes importantes são necessários para criar uma analogia:

  • um enredo similar;
  • uso de palavras idênticas (indicadores de que há uma ligação).

Explicação da analogia

A. Um enredo similar

Primeiramente, a pagã Jezabel, que adorava ídolos, e seu marido, o rei judeu Acabe (que não temia a Deus), perseguiram os profetas do Senhor. Naquele tempo, apenas um remanescente permaneceu fiel a Deus (1Rs 17–20). O mesmo aconteceu ao apóstolo Paulo. Em Atos 19, muitos gentios pagãos perseguiram Paulo, e, em Atos 20, judeus rabínicos o perseguiram.

Em segundo lugar, na história dos profetas do Antigo Testamento, apenas uma minoria seguia os verdadeiros profetas de Deus, e a prova disso está em que Deus disse que apenas sete mil israelitas não tinham se inclinado diante de Baal (1Rs 19.18). Já em Atos 20.4-5, são mencionados os nomes de apenas sete pessoas fiéis que estavam esperando por Paulo em Trôade.

B. Uso de palavras idênticas

O profeta Elias ressuscitou o filho da viúva (1Rs 17.21). O profeta Eliseu ressuscitou o filho da mulher sunamita (2Rs 4.34-35). Em ambos os casos, a Escritura usa a palavra ga-har (Eliseu) e a palavra va-itmoded (Elias), e ambas significam “esticar-se sobre...”.[2]

Conclusão

Podemos concluir que Lucas queria provar a Teófilo que o Espírito Santo habita o apóstolo Paulo, assim como habitou nos fiéis profetas de Deus Elias e Eliseu. Dessa forma, a mensagem do evangelho de Jesus proclamada pelo apóstolo Paulo é verdadeira e tem autoridade, assim como as palavras dos profetas do Antigo Testamento. Consequentemente, Paulo é um mensageiro de Deus, um profeta genuíno – assim como Elias e Eliseu.

Depois que o profeta Elias ressuscitou o filho da viúva, ela disse: “Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade” (1Rs 17.24).

É exatamente assim que Teófilo e qualquer pessoa deve pensar a respeito de Paulo: ele é um homem de Deus, e a palavra do Senhor é verdade na boca dele!

Igualmente, a comparação entre o apóstolo Paulo e Elias coloca Paulo no mesmo status de Elias, como um profeta verdadeiro carregando a mensagem de Deus.

Portanto, os crentes em Jesus devem aceitar os escritos de Paulo como parte integral de toda a Escritura.[3]

“Teófilo, o apóstolo Paulo é um profeta de verdade, como os queridos profetas da Bíblia. Aquele que rejeita o evangelho da boca do apóstolo Paulo se coloca na mesma posição de Jezabel e Acabe, os quais tentaram matar Elias e Eliseu, os profetas do Senhor.”

Você faz parte do abençoado remanescente que crê em Jesus, ou da equivocada maioria que faz parceria com Jezabel e Acabe?

 

Notas

  1. John MacArthur, The MacArthur New Testament Commentary: Acts 13-28 (Chicago: Moody, 1996), p. 204.
  2. “מדד”, HALOT, 2:547.
  3. Dr. Seth Postell (Academic dean of the Israel College of the Bible). Discussão por WhatsApp sobre Atos 20 (23 nov. 2020).

Meno Kalisher é doutor em teologia pelo The Master's Seminary e pastor da Jerusalém Assembly - House of Redemption, em Jerusalém. Ele também ensina e prega no mundo todo.

sumário Revista Chamada Abril 2021

Confira