Tomando posse da vida eterna

1ª Carta a Timóteo | Parte 22 | 1Timóteo 6.12

Uma interpretação da primeira carta de Paulo a Timóteo, por Norbert Lieth.

12Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.”

Depois de Paulo alertar Timóteo acerca do “bom combate da fé” (1Tm 6.12a), ele aconselha: “Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas” (v. 12b). Devemos nos apropriar e aplicar na prática aquilo que já temos por sermos pessoas renascidas: a vida eterna. Timóteo já estava arrolado para a vida eterna, não apenas chamado. Ele já havia confessado sua fé e já era detentor da vida eterna. Se fosse possível perder a salvação e se fosse necessário renová-la constantemente, então essa exortação a Timóteo significaria que ele ainda não a possuía. No entanto, isso é algo impossível.

O que Paulo tencionava fazer era incentivar Timóteo a aplicar em seu viver diário essa vida concedida através do Espírito Santo. É possível que tenhamos alguma coisa em nosso poder sem, contudo, fazer uso dela, como por exemplo: aparelhos eletrodomésticos, meios de locomoção, ferramentas, computador, qualificações. Isso me lembra de meu tio que era engenheiro: ele possuía um automóvel que praticamente não utilizava, porque era desajeitado para dirigi-lo.

A posse da vida eterna deve ser usufruída na fé. Deve-se experimentar o que ela contém. Deve ser aproveitada, aplicada, utilizada. Um cristão pode ter a vida eterna, mas não experimentar no dia a dia tudo o que está envolvido, tudo o que ela proporciona em bênção, bem-estar e transformação. Por isso, em minha opinião, “tome posse da vida eterna” deve ser considerado como equivalente a buscar e pensar nas coisas lá do alto.

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória” (Cl 3.1-4).

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Janeiro 2021

Confira