Fugindo, buscando e combatendo

1ª Carta a Timóteo | Parte 21 | 1Timóteo 6.11-12

Uma interpretação da primeira carta de Paulo a Timóteo, por Norbert Lieth.

11Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. 12 Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

Depois que Paulo advertiu com urgência sobre o perigo da ganância, ele continua aconselhando Timóteo.

A expressão grega “você, porém” aparece duas vezes em 1Timóteo; além daqui, no capítulo 3: “Mas, se eu demorar, você saberá como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (v. 15, NAA). Podemos ver, através disso, o modo pessoal com que a Palavra de Deus se dirige a nós todos. Não podemos nos descuidar de nenhuma de suas exortações para a nossa própria vida.

Por um lado, somos exortados a zelar pelo ensino puro na igreja e a opor-se a influências externas: “Ordene e ensine essas coisas” (1Tm 4.11). Por outro, precisamos vigiar para que não sejamos desviados por tendências profanas. “Diante de Deus... eu recomendo” (1Tm 6.13). Timóteo é exortado a praticar as alternativas espirituais ao invés de cair nas armadilhas das falsas doutrinas e de se envolver com pensamentos materialistas. Veja o contraste entre “fuja de tudo isso” e “busque”.

A jornada da fé não é um simples passeio de lazer. É uma luta constante, uma ação contínua de treinamento, uma busca pelo progresso.

“... fuja de tudo isso...” (v. 11; p. ex. de ganhos materiais). Em nossa vida surgem tentações de todas as espécies, das quais não conseguimos nos livrar simplesmente através da oração, exigindo verdadeiras ações de fuga. “... porém, busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão” (1Tm 6.11). São esses seis itens que têm valor espiritual, que produzem frutos, que atualmente enriquecem as pessoas com aquilo que elas realmente necessitam, que promovem ganhos para a Eternidade e que, ao contrário do que acontece com os bens materiais, podem ser levados deste mundo (ver v. 7). Timóteo é exortado pessoalmente a lutar por eles e se apropriar deles: “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas” (1Tm 6.12).

A jornada da fé não é um simples passeio de lazer. É uma luta constante, uma ação contínua de treinamento, uma busca pelo progresso. Há um alvo diante dos olhos a ser alcançado. Na jornada da fé, devemos nos esforçar do mesmo modo como fazem os atletas que lutam constantemente para se manterem em boa forma e se concentram no essencial, mantendo-se afastados daquilo que os prejudica, com o objetivo de alcançar o alvo. “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1Co 9.25).

O próprio Paulo praticou aquilo que ensinou a Timóteo: ele aplicou a Palavra pessoalmente em sua vida, ele perseguiu o alvo e combateu o bom combate da fé até o final de sua vida: “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1Co 9.26-27); “Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.14); “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4.7).

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Dezembro 2020

Confira