Os problemas da automação excessiva
A excessiva automatização da corrente produtiva da empresa Tesla foi reconhecida como errada por Elon Musk. Em 2018, na montagem do Modelo 3, o carro para a classe média, os problemas resultantes foram definidos como a “produção infernal” pelo CEO da empresa automotiva. Desde o lançamento de mercado apareceram grandes dificuldades para a produção desse vantajoso carro, de maneira que as metas de produção ficaram regularmente muito defasadas. Elon Musk disse na época: “Sim, a exagerada automação da Tesla foi um erro. Sendo mais exato, foi meu erro. As pessoas estão subvalorizadas”.[1]
A empresa buscou os resultados através da colaboração humana com as máquinas[2] e através do avanço da tecnologia,[3] mas a indústria automotiva conhece erros por automação excessiva há bastante tempo. “A indústria automotiva cometeu muitos desses erros já na década de 1980 e 1990”, afirmou o especialista Sam Abuelsamid para o site Ars Technica. Há mais de 30 anos, a General Motors (GM) investiu vários bilhões em automação. No entanto, os robôs não proporcionaram o aumento da produção desejado. O então CEO da GM, Roger Smith, pretendia enfrentar as montadoras emergentes (como a Toyota) com eficiência e perseguia a visão de “uma fábrica que funciona com as luzes apagadas”, com o emprego de mais robôs operando na montagem dos carros. Mesmo que os robôs estejam muito mais aprimorados agora, o excesso de automação – tanto outrora como hoje – causa enormes problemas: por exemplo, com frequência um robô defeituoso interrompe totalmente o fluxo da linha de produção, sem que um operário possa interferir no processo. Corrigir tais problemas é muito oneroso, tanto em tempo como em valores.
Notas
- Mark Matousek, “Elon Musk says humans are underrated and that he regrets using so many robots to build the Model 3”, Business Insider, 13 abr. 2018. Disponível em: <https://www.businessinsider.com/elon-musk-says-model-3-production-mistake-was-using-robots-2018-4>.
- Alessandro Lanteri, “Tesla is fixing its automation problems with Collaborative Intelligence”, Hult (Blog Post), 2018. Disponível em: <https://www.hult.edu/blog/tesla-collaborative-intelligence/>.
- Ryan Kottenstette, “Elon Musk wasn’t wrong about automating the Model 3 assembly line — he was just ahead of his time”, TechCrunch, 5 mar. 2019. Disponível em: <https://techcrunch.com/2019/03/05/elon-musk-wasnt-wrong-about-automating-the-model-3-assembly-line-he-was-just-ahead-of-his-time/>.