"Rastreamento incomum de bactérias"

Uma pesquisa de uma bactéria especialmente traiçoeira, que está se difundindo ameaçadoramente no cultivo de frutas cítricas, colocou-se no centro das atenções.

Uma pesquisa de uma bactéria especialmente traiçoeira, que está se difundindo ameaçadoramente no cultivo de frutas cítricas, colocou-se no centro das atenções. O chamado “citrus greening” ou “huanglonbing” é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus. A questão problemática é: o agente causador pode se expandir sem ser percebido, pois por muito tempo não se consegue detectar uma infecção na planta. Em dado momento murcham todas as laranjas, limões etc. Os frutos ficam inaproveitáveis e, por fim, as árvores morrem. Dessa maneira a praga devasta todas as plantações e prejudica o milionário cultivo de laranjas, principalmente no Brasil e na Flórida (EUA). Em algumas regiões a produção já foi reduzida em 70%. A única possibilidade de evitar a proliferação da doença, no momento, consiste em afastar rapidamente as árvores atingidas para que não possam contaminar as demais.

Por isso, Timothy Gottwald e outros pesquisadores do Departamento de Agricultura em Fort Prince (EUA) pesquisaram sobre a possibilidade de cães detectarem a infecção pelo olfato em tempo hábil. Conforme relatam os pesquisadores, os animais para teste de fato conseguiram desenvolver um fino olfato para a doença dos cítricos: “Foi observado que, com o treinamento, esses cães conseguiram identificar laranjeiras infectadas dentro de duas semanas após a inoculação com o agente”, disse Gottwald.1 A promissora taxa de farejamento indica impressionantes 99% de detecção, informam os cientistas. Conforme demonstraram testes com outras espécies de plantas infectadas com o agente, os animais provavelmente reagem a uma substância odorífera gerada pelas próprias bactérias e não a substâncias das plantas infectadas. Os testes também mostraram que os cães foram capazes de distinguir o patógeno entre inúmeras outras doenças causadas por bactérias, vírus e fungos. Além disso, os pesquisadores atestaram que a capacidade de êxito dos atuais métodos de laboratório em detectar enfermidades de cítricos é claramente menor em comparação ao resultado de um nariz farejador. O nariz dos cães está claramente à frente.

Nota

  1. Kim Kaplan, “Trained Dogs Are the Most Efficient Way to Hunt Citrus Industry’s Biggest Threat”, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 3 fev. 2020. Disponível em: <https://www.ars.usda.gov/news-events/news/research-news/2020/trained-dogs-are-the-most-efficient-way-to-hunt-citrus-industrys-biggest-threat/>.

Publicado com autorização de factum-magazin.ch.

sumário Revista Chamada Dezembro 2020

Confira