Temor de homens

Muitas vezes já fiz ou disse certas coisas sabendo que estavam erradas, mas cristãos muito mais velhos me dizem que isso é assim mesmo e tudo bem. Não quero faltar com o respeito a eles, mas também não quero fazer nada errado.

Resposta:

“Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro” (Pv 29.25). “Pedro e os outros apóstolos responderam: ‘É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!’ (At 5.29).

Não é raro, por exemplo, manter tradições por temor diante dos homens. Trata-se de costumes ou rituais que vêm de tempos distantes, muitas vezes atravessando gerações, e então se diz: “É preciso mantê-los com reverência”.

Entenda-se corretamente: existem boas tradições que merecem ser observadas, mas também existem aquelas “menos boas” ou até ruins – e que acabamos colocando acima da Bíblia. Estas deveríamos ter coragem de superar, o que, porém, para muitos é bastante difícil.

Assim, por exemplo, os homens judeus ortodoxos iniciam sua oração matutina agradecendo a Deus “porque não me criaste como mulher”. Ao ser interpelado por causa disso por um judeu messiânico, um ortodoxo respondeu: “Fazer o quê? Alterar essa importante oração que os nossos grandes rabinos escreveram?”.[1] Em Israel existe hoje um site na internet que cita as tradições e as confronta com o que a Bíblia diz de fato. Ouvi dizer que ele tem milhões de seguidores.

Jesus desprezou essas tradições alheias à Bíblia como palavras humanas, questionando-as e censurando-as abertamente.

Todavia, como nós agimos como cristãos? Muitos estacionam naquilo que aprenderam – o que lhes foi transmitido tradicionalmente como conhecimento bíblico. Muitos acusam outros que perceberam algo diferente, mas não questionam seu próprio ponto de vista. Não se dispõem a examinar tudo com base no texto bíblico. Eles também têm os seus “rabinos”, nos quais se baseiam e que lhes prescrevem o que seria certo ou errado, sem pesquisar por conta própria o que realmente aquela passagem bíblica pretende dizer. O cristão maduro examinará tudo por meio da Bíblia para verificar se é assim mesmo, preservando o que é bom. O restante ele pode descartar, podendo e até devendo crescer no seu conhecimento.

Deus quer formar cristãos maduros, capazes de aplicar de forma autônoma a Bíblia como padrão e se dispor a examinar também antigas e tradicionais exposições, sem fixar-se nelas por temor diante de homens.

Norbert Lieth

Nota

  1. Zvi Kalisher, “Goldene Äpfel”, Israel mein Erbe 3/2020, p. 42.

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Novembro 2020

Confira