Ninguém poderia imaginar, alguns meses atrás, como seria (pelo menos) o primeiro semestre de 2020. Este ano tem trazido muita incerteza e medo aos corações da humanidade no mundo inteiro. A perspectiva de não saber como será o futuro imediato voltou a bater com força em nossas “portas”. Como cristãos, é um tremendo alívio e uma fonte inesgotável de ânimo saber que podemos depositar todas as nossas angústias, incertezas e dificuldades ao Cristo ressurreto, como diz o apóstolo Pedro: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5.7; cf. Sl 55.22; Rm 5.1-5). Também temos a confiança nas maravilhosas promessas eternas que temos prometidas na Bíblia (2Co 4.17-18).

Com isso em mente, nos alegramos sobremaneira com algumas iniciativas realizadas no Brasil e no mundo no meio desta pandemia: diversas igrejas e editoras disponibilizaram materiais gratuitos de evangelismo e de aprofundamento da vida cristã, cursos, palestras e mais. Pessoas também se dispuseram a auxiliar aqueles mais necessitados ou na zona de risco. Além disso, são momentos como este que podem “acordar” a igreja para novas formas de se congregar e – principalmente – divulgar o evangelho da salvação através do Senhor Jesus Cristo.

Igrejas transmitiram seus cultos através da internet. Grupos de casais e de jovens reuniram-se mesmo à distância para louvar, orar e estudar a Palavra de Deus. A escola bíblica dominical (EBD) também continuou em diversos lugares. Seminários adaptaram-se para transmitir suas aulas na modalidade online. Num momento onde a maioria das pessoas estava em casa, na frente de seus celulares, televisões ou computadores, vídeos de evangelismo puderam alcançar muitas pessoas. Foi o caso de um vídeo divulgado pela Chamada da Suíça sobre o coronavírus; tratava-se de um devocional do pastor Norbert Lieth, que alcançou mais de 70 mil visualizações! Podemos somente dar glória a Deus e orar pelas sementes que estão sendo plantadas.

Aqui no Brasil, a Chamada também participou de diversas medidas, promoções e divulgações de e-books, livros evangelísticos gratuitos (veja na última página), a produção de artigos e um programa de podcast sobre tudo o que estamos vivendo e o que isso traz de reflexões e consequências para a igreja brasileira e mundial. Outro motivo de grande alegria é que a Chamada está trabalhando atualmente para oferecer suas futuras edições da revista também no modo digital. Assim, aguardem novidades em breve.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma” (Tg 1.2-4). Com as palavras de Tiago, meio-irmão de Jesus, desejamos a todos uma boa leitura!

sumário Revista Chamada Maio 2020

Confira