Satanás é onipresente?

Depois de eu ler um artigo a respeito do Diabo questionando se ele de fato existe, apesar de ser invisível, tenho uma pergunta sobre a presença do Diabo na terra: por que há quem acredite que o Diabo não possa estar presente ao mesmo tempo em vários lugares da terra? Ou seja, se ele estiver em Roma, não poderia estar ao mesmo tempo em Berlim ou Nova York – isso porque creem que seu poder seja limitado. De minha parte, não creio nisso, já que Deus me diz isso em sua Palavra (1Pe 5.8; Jó 1.6-7; 2.1-2). Afinal, essas passagens deixam claro que Satanás, o Diabo, a antiga serpente, tem poder para estar em todos os lugares da terra a fim de criar problemas para toda a humanidade. Como é que isso combina?

Resposta:

Será um prazer responder-lhe, de preferência logo com os textos citados em sua pergunta: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1Pe 5.8). “Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: ‘De onde você veio?’ Satanás respondeu ao Senhor: ‘De perambular pela terra e andar por ela’” (Jó 1.6-7; semelhante ao 2.2).

Ambos os textos deixam bem claro que o Diabo circula por aí. Isso significa que ele não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo. Ele não é onipresente, mas tem os seus assessores, os demônios e seus auxiliares, que estão a seu serviço.

Todavia, eles também precisam acabar por cumprir a vontade de Deus e lhe prestar contas. Também isso se depreende do texto citado. Assim, Deus pergunta: “De onde você veio?”, e o Diabo precisa dar uma resposta a Deus. Diante disso, podemos afirmar: somente Deus é onipresente, onisciente e onipotente.

Além disso, o Diabo já foi vencido e nós, como cristãos, estamos do lado do vencedor.

Samuel Rindlisbacher

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens da mesma.

sumário Revista Chamada Agosto 2020

Confira