Onde se encontrava o altar do incenso?

De acordo com Hebreus 9.3-4, o altar do incenso ficava atrás do véu no Lugar Santíssimo, mas segundo Êxodo 30.1,6 ele se encontrava antes do véu, no primeiro recinto do tabernáculo. Seria uma contradição?

À primeira vista, essas informações parecem contraditórias, mas a contradição se resolve rapidamente por meio das explicações bíblicas sobre o altar do incenso.

É verdade que o altar do incenso se encontrava – junto com o candelabro de sete braços, a mesa dos pães da proposição e os respectivos pães – no recinto anterior do tabernáculo, imediatamente antes do véu que separava o Lugar Santo do Santíssimo. O Lugar Santíssimo, que abrigava a arca da aliança, representa a direta presença de Deus. Ali apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano, e não sem sangue. Isto se dava sempre no grande Dia da Expiação: “No entanto, somente o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, apenas uma vez por ano, e nunca sem apresentar o sangue do sacrifício, que ele oferecia por si mesmo e pelos pecados que o povo havia cometido por ignorância” (Hb 9.7).

O arranjo era o seguinte:

  • O altar dos holocaustos encontrava-se fora do tabernáculo, dentro do átrio, orientado de leste para oeste.
  • O lavatório de bronze ficava diretamente na frente da entrada do tabernáculo.
  • A mesa dos pães da proposição com os pães sobre ela ficava no recinto anterior (a primeira divisão do tabernáculo), do lado norte.
  • Defronte à mesa dos pães da proposição, do lado sul, ficava o candelabro.
  • O altar dourado para o incenso ficava no meio, orientado para oeste, diretamente na frente do véu do Lugar Santíssimo.
  • A arca da aliança ficava no lado oeste do Lugar Santíssimo (Êx 40.22-33).

O sumo sacerdote tinha o encargo de entrar duas vezes por dia (de manhã e ao entardecer) no recinto anterior do Lugar Santo, a fim de queimar incenso no altar à frente do véu do Lugar Santíssimo. O incenso produzia um odor agradável ao Senhor. Êxodo 30.7-8 diz que essa queima de incenso se realizava “perante o Senhor”. Por que “perante o Senhor”? Porque a fumaça penetrava no Lugar Santíssimo, atravessando o véu. Certamente este era o motivo pelo qual o altar precisava ficar posicionado diretamente diante do véu. Com isso, o altar do incenso, embora separado por um véu, permanecia imediatamente diante da arca da aliança que se encontrava no Lugar Santíssimo. “Ponha o altar de ouro para o incenso diante da arca da aliança e coloque a cortina à entrada do tabernáculo” (Êx 40.5). Disso se pode concluir que, indiretamente, o altar do incenso de fato se encontrava no Lugar Santíssimo porque a fumaça penetrava ali. Em resumo: embora o altar do incenso se encontrasse antes da cortina para o Lugar Santíssimo, por sua função ele pertencia ao Lugar Santíssimo. Com isso, ambas as referências estão corretas.

Norbert Lieth

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Julho 2020

Confira