Haifa, fevereiro de 2020

Quando o anjo do Senhor apareceu para Moisés na sarça ardente, este perguntou qual era o seu nome. Essa história é uma das mais marcantes da Bíblia. Por um lado, consta que se tratava do anjo do Senhor que apareceu a Moisés, mas, por outro, que era o próprio Deus. No entanto, não era o próprio Deus Pai, mas um anjo que é mencionado com o nome de “Yahweh”.

Esse aparecimento extraordinário levou Moisés a perguntar pelo nome dele. A resposta do anjo é única em toda a Bíblia: “Disse Deus a Moisés: ‘Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês’” (Êx 3.14).

É interessante observar que, no versículo seguinte, o Senhor não é mais citado com seu nome “Eu Sou”, mas com “Ele é” (hebraico: Yahweh), como ele é mencionado em toda a Bíblia.

Podemos entender, assim, que o sentido do nome Yahweh não é apenas um nome em si, mas é a descrição do seu ser. Algumas versões traduzem Yahweh por “O Eterno”. Provavelmente é o que mais se aproxima do significado desse nome.

O que podemos aprender de tal nome? Podemos concluir que o ser de Deus, na plenitude de sua indescritível grandiosidade e glória, somente será revelado no futuro. Ainda há muita coisa referente à divindade que continua sendo um mistério para nós.

Quando o anjo do Senhor anunciou o nascimento de um filho aos pais de Sansão, Manoá, seu pai, perguntou ao anjo do Senhor qual era o seu nome (Jz 13.17). Nessa ocasião, a resposta foi um pouco diferente: “Ele respondeu: ‘Por que pergunta o meu nome? Meu nome está além do entendimento’” (v. 18).

Vemos que o verdadeiro nome do anjo do Senhor permaneceu sendo um mistério que ainda não fora revelado.

Apocalipse 19.11-16 descreve o Senhor em sua volta com grande poder e glória, e ali o seu nome é mencionado: “... o seu nome é Palavra de Deus” (v. 13). No versículo 16 consta: “Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.

No Novo Testamento foram revelados vários mistérios de Deus, mas os últimos mistérios serão revelados somente quando ele voltar, assim como está descrito em Apocalipse 19.

Em Filipenses 2.5-11, Paulo fala do mistério do seu nome, que ele recebeu porque ele se humilhou por nós, e então escreve: “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (v. 9).

Sejamos agradecidos pelo privilégio de podermos servir ao Altíssimo neste mês que está diante de nós. Dessa forma, saúdo a todos os leitores com o desejo de bênçãos no nome que está acima de todos os nomes. Vosso,

Fredi Winkler

Fredi Winkler é guia turístico em Israel e dirige, junto com a esposa, o Hotel Beth-Shalom, em Haifa, que é vinculado à missão da Chamada.

sumário Revista Chamada Fevereiro 2020

Confira