Engajamento voluntário dos israelenses

Voluntários IsraelensesVoluntários de Chabad dão comida para famílias judias pobres em Sderot, Israel. Chabad é uma organização educacional dedicada a ajudar todos os judeus do mundo.

Muitos israelenses se voluntariam, muitas vezes até por toda a vida, desde a juventude até uma idade avançada. Assim, são impressionantes os resultados de um recente levantamento sobre engajamento voluntário de israelenses, conforme anunciou publicamente com visível orgulho o presidente Isaac Herzog. Nada menos do que 42,5% – homens e mulheres igualmente – exercem alguma atividade voluntária. Somente o Canadá, a Grã-Bretanha, a Austrália e a Nova Zelândia exibem porcentagens ainda mais elevadas de população voluntariamente engajada. Em Israel, a faixa etária mais ativa, com 47,9%, é a de 35 a 54 anos. Predominam ali os israelenses com formação superior completa, embora ainda excedidos pelo engajamento voluntário da comunidade ultraortodoxa do país, com cerca de 60%. Justamente essa comunidade rigorosamente religiosa se engaja em segmentos particularmente desafiadores: como sanitaristas, acompanhantes de ambulâncias e funerárias, mas também na limpeza de locais vítimas de terrorismo, que exibem cenários verdadeiramente terríveis. Basicamente, os israelenses se engajam em um leque enormemente amplo de segmentos sociais, sem ao mesmo tempo esquecer a proteção ambiental e dos animais, bem como inúmeros outros segmentos merecedores de boas ações. AN

Antje Naujoks dedicou sua vida para ajudar os sobreviventes do Holocausto. Já trabalhou no Memorial Yad Vashem e na Universidade Hebraica de Jerusalém.

sumário Revista Chamada Maio 2023

Confira