“Keren” na conquista de Jericó

Sobre a palavra hebraica “Keren”, 6ª parte

O Messias concede a vitória sobre o juízo

Conforme vimos nos artigos precedentes, a palavra keren aparece em diversos contextos bíblicos, como, por exemplo, no do sacrifício como símbolo da força que Deus concede a alguém que busca sua ajuda. No último artigo, vimos o chifre de unção, com cujo azeite se ungia a cabeça de um futuro rei.

Há um versículo na Bíblia, no livro de Josué, em que keren designa um instrumento musical quando o povo de Israel conquistou Jericó depois de ter entrado na terra prometida. Jericó era uma cidade altamente fortificada – “rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava” (Js 6.1). Essa frase lembra a situação em que os israelitas se encontravam cerca de quarenta anos antes no Egito. Naquela ocasião, eles eram escravos e não podiam abandonar o país. Em Jericó foi o inverso: os israelitas eram os conquistadores estrangeiros e a cidade se trancara. Contudo, tal como no Egito, Deus abriu o caminho para Israel por meio de um milagre.

Ainda que fosse o próprio Deus quem derrubaria os muros de Jericó, ele exigiu que seu povo assumisse a sua parte e obedecesse. Deus instruiu Josué exatamente sobre o que os israelitas deveriam fazer para ver as maciças muralhas da cidade desabar diante dos seus olhos. Por seis dias, todos os guerreiros deveriam marchar em torno da cidade enquanto sete sacerdotes levariam sete trombetas de chifre diante da Arca da Aliança.

No versículo 4, Deus diz a Josué: “No sétimo dia, rodeiem a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas”. O shofar (traduzido como “trombeta”) é um instrumento de sopro ainda hoje usado na liturgia judaica, como no Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico.

No versículo 5, Deus prossegue: “Quando eles tocarem longamente a trombeta de chifre de carneiro, e você ouvirem o som dela, todo o povo gritará bem alto; a muralha da cidade cairá, e o povo subirá nela, cada um em frente de si”. No hebraico consta aqui keren para “chifre de carneiro”. Com essa palavra que designa chifres de carneiro, o contexto deixa claro que se trata do mesmo instrumento musical que no versículo 4. Para o nosso estudo, é de grande importância que a palavra keren aparece na Bíblia uma única vez nesse contexto.

O que nos interessa nos artigos desta série é a questão de como a Bíblia emprega a palavra keren em sentido profético para anunciar o Messias. Os contextos examinados até aqui apresentam a realeza do Messias com ênfase em sua vida de fraqueza, sacrifício e morte. O contexto de Josué 6 é completamente diferente. Nele, o povo de Israel celebra uma vitória triunfante sobre seus inimigos e Deus põe a cidade de Jericó em suas mãos. Essa situação é uma imagem da vitória que o Messias conquistaria sobre seus inimigos depois de ter sacrificado sua vida – e essa vitória ele compartilha com todos os que vencem com ele, porque depositaram sua vida em suas mãos.

No entanto, quando examinamos os inimigos de Israel, vemos ali não só derrota, mas também juízo e maldição. Em Josué 6.26, Josué diz: “Maldito diante do Senhor seja o homem que reedificar esta cidade de Jericó”. Este é o destino de todos os inimigos de Deus, que simbolicamente são como Jericó. No entanto, a graça de Deus é tão grande que alcança até pecadores hostis a ele. Em meio à grande história da destruição de Jericó, encontramos a história de Raabe, cidadã de Jericó, e de sua família, que não morreram porque Josué permitiu que vivessem: “E Raabe ficou morando no meio de Israel até o dia de hoje, porque escondeu os mensageiros que Josué tinha enviado para espiar Jericó” (v. 25b).

Os chifres em que os sacerdotes sopraram naquele dia do triunfo sobre Jericó podem ser entendidos como ilustrações do nosso Senhor Jesus Cristo. De onde provinham os chifres do shofar? Era necessário matar um majestoso animal portador de chifres para que, no dia da vitória, seus chifres pudessem servir de instrumentos musicais. Assim o nosso Senhor teve de morrer em sacrifício, para que Deus pudesse ressuscitá-lo e, no dia triunfal da sua ressurreição, dar-lhe a vitória sobre os seus inimigos.

Gabriele Monacis faz parte da equipe do Hebrew for the Nations, organização que ensina o hebraico bíblico. Vive com sua esposa e filhos em Israel.

sumário Revista Chamada Março 2023

Confira