Herzog como primeiro presidente de Israel em Bahrain
Isaac Herzog foi o primeiro presidente israelense a visitar Bahrein, no Golfo. Em fins do ano passado, ele se encontrou com o rei Hamad bin Isa al-Khalifa e o príncipe herdeiro Salman bin Hamad bin Isa al-Khalifa na capital Manama, acompanhado de uma delegação empresarial. Sua visita oficial se destinou a fortalecer as relações econômicas entre os dois países, informou Herzog pelo Twitter. Um outro importante tema foi também a situação da segurança mundial. A respeito disso, Herzog escreve que “diante de ódio, ameaças e terror só existe uma resposta: alianças com amigos”.
Herzog chamou a visita de “grande momento”. A história está sendo escrita em conjunto na região “em que judeus e muçulmanos podem viver juntos”. Segundo a agência noticiosa BNA, do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa saudou o desenvolvimento das relações entre o Bahrein e Israel desde a assinatura dos Acordos de Abraão. O diálogo terá importância decisiva na superação permanente de conflitos. Somente assim será possível garantir segurança e prosperidade.
Após essa visita oficial, a delegação israelense seguiu adiante para os Emirados Árabes Unidos. Ali Herzog se encontrou com o presidente Maomé bin Zayed Al Nahyan. Os diálogos trataram entre outras coisas de um aprofundamento da cooperação no setor de viagens espaciais.