O resultado das eleições

Outdoor de campanha do partido "Iniciativa Judaica" (Huzmah Yehudit) com Netanyahu.Outdoor de campanha do partido "Iniciativa Judaica" (Huzmah Yehudit) com Netanyahu.

Foi um longo e intranquilo dia para a política de segurança – tal como o período antes e depois das eleições, porque a onda de agressões terroristas prosseguiu sem trégua. Após o fechamento dos postos de votação às 22 horas, publicaram-se as primeiras projeções com a observação de que os estatísticos envidaram seus melhores esforços, sem, porém, estarem seguros da dimensão da margem de erro. Nunca antes eles teriam ouvido tantas mentiras nas pesquisas de eleição, de modo que não tinham ideia da qualidade dos seus cálculos para as primeiras projeções. No entanto, os primeiros resultados dos postos de votação confirmaram que as projeções estavam corretas: Israel ganharia um novo ex-premiê e um governo muito religioso, até mesmo nacional-religioso. Embora o Likud seja o partido mais forte, com 32 assentos, os sionistas religiosos de direita chegam com robustos 14 mandatos, e os dois partidos ultraortodoxos em conjunto com 18 mandatos. Assim, Israel ganhou com um total de 64 mandatos uma coalizão estável que nunca antes teve uma marca tão religiosa e nacionalista. Mundo afora, muitos expressaram sua preocupação com essa violenta pressão direitista. Os parceiros de Netanyahu que respondem por isso deixaram claro que requerem ministérios influentes e que querem aplicar amplas reformas, como, por exemplo, no judiciário. 

Antje Naujoks dedicou sua vida para ajudar os sobreviventes do Holocausto. Já trabalhou no Memorial Yad Vashem e na Universidade Hebraica de Jerusalém.

sumário Revista Chamada Fevereiro 2023

Confira