Entre a lua e o mar Vermelho

Israel está demonstrando as oportunidades que se abrem quando você faz amizade com inimigos e trabalha em conjunto. Isso se aplica a todas as áreas mencionadas nos Acordos de Abraão (“Abraham Accords”, em inglês) entre Israel, por um lado, e os Emirados Árabes Unidos e Bahrein, por outro ­– acertos econômicos, bem como nas áreas científicas e de pesquisa. Mas esses novos parceiros querem mais.

No final do ano passado, foi anunciado que Israel lançaria uma segunda missão lunar, Beresheet 2. Os Emirados Árabes Unidos participarão. Ambas as bandeiras nacionais já devem estar presentes na Lua em íntima harmonia em 2024. A missão custará cerca de 100 milhões de dólares. Se esta missão será bem-sucedida desta vez, no entanto, deve permanecer em aberto até o último momento.

Mas Israel e os Emirados Árabes Unidos, assim como o Bahrein, também estão demonstrando que sabem cooperar em outra área. Sabe-se que Israel e o Irã estão engajados em uma guerra de sombras. Apenas algumas semanas atrás, um novo ponto entrou em foco: o mar Vermelho. As forças armadas dos três países fizeram história recentemente com as manobras da Bandeira Azul, que envolveram principalmente forças aéreas. Um pouco mais tarde, as três nações realizaram uma das maiores manobras navais do golfo de Aqaba. Isso foi de suma importância para os militares, mas não menos importante para a frente política, que dizia: aiatolás, vejam, juntos somos ainda mais fortes!

sumário Revista Chamada Março 2022

Confira