A marca da besta

Qual marca você terá em sua testa no final: a marca de Deus ou a “marca da besta”?

Uma mulher norte americana vendeu sua testa em leilão àquele que fizesse o maior lance. Karolyne Smith[1] aceitou dez mil dólares para ter uma tatuagem do site GoldenPalace.com gravada em sua testa para sempre. Os ganhos da empresa com uma vida inteira de publicidade ficaram ainda mais lucrativos com a atenção da mídia que foi gerada por um empreendimento tão ridículo. “O problema com tatuagens no rosto é que não há como voltar atrás”, diz o tatuador Kevin Paul. “Eu mesmo tenho tatuagens faciais, e sei como as pessoas olham para você e o julgam de uma maneira diferente. Pessoalmente, eu não teria feito isso se pudesse voltar no tempo”.[2]

Simplesmente não há como esconder. Nossas testas são a parte mais proeminente de todo o nosso corpo – o completo oposto dos membros que “não são decorosos”, para usar as palavras de 1Coríntios 12 – os membros que tratamos com honra especial e protegemos com uma modéstia maior. Sua testa, pelo contrário, está bem visível, quer você goste disso ou não.

Na Bíblia, a testa é muitas vezes uma metáfora para ousadia ou audácia, mas também tem conotações de identidade e destino decidido.

A importância da testa na Bíblia

Quando olhamos para o conceito ao longo de toda a Bíblia, as referências a testas são ou muito boas ou muito ruins. Quase não há meio termo. Aqui estão alguns exemplos do que eu quero dizer:

“Faça também uma lâmina de ouro puro e grave nela à maneira de gravuras de sinetes as seguintes palavras: ‘Santidade ao Senhor’. Amarre essa lâmina com um cordão de pano azul, de maneira que esteja na mitra; bem na frente da mitra estará. E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade concernente às coisas santas que os filhos de Israel consagrarem em todas as ofertas de suas coisas santas. Essa lâmina sempre estará sobre a testa de Arão, para que eles sejam aceitos diante do Senhor” (Êx 28.36-38).

Isso é, claramente, o mais positivo possível.

O sumo sacerdote deve exibir sua lealdade a Deus da forma mais proeminente possível. Ele é totalmente dedicado ao Senhor e aos seus propósitos – ele não é mais de si mesmo, mas pertence a Deus, como um vaso em favor do povo de Israel.

A placa de “Santidade ao Senhor” logo ali em sua testa era um lembrete constante e evidente ao povo, a Deus e ao próprio sacerdote do acordo que estava em vigência entre eles. Decisões haviam sido tomadas, e sua vida estava separada para Deus.

Vemos diversas referências a testas sendo endurecidas como uma ilustração da determinada teimosia de Israel contra Deus, e também vemos algumas aparições interessantes de testas em duas históricas trágicas: Golias foi derrubado pela pedra de Davi, que o atingiu direto na testa, e a tentativa tola do rei Uzias de usurpar o papel do sacerdote no tabernáculo (depois de recusar-se a ouvir repreensões e alertas) foi punida pelo surgimento de lepra que apareceu – isso aí, você adivinhou – em sua testa. Logo ali, totalmente à mostra, para que todos vissem.

Então temos uma referência mais positiva em Ezequiel 9, quando Deus estava executando juízo em Jerusalém, mas poupando aqueles que, assim como ele, sofriam com o pecado. Eles receberam um sinal especial para preservá-los, em suas testas: “E o Senhor... lhe disse: ‘Passe pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marque com um sinal a testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela’. Depois ouvi o Senhor dizer aos outros homens: ‘Passem pela cidade após ele e matem... Mas não se aproximem de ninguém que tiver o sinal na testa. Comecem pelo meu santuário’” (Ez 9.4-6).

Novamente, é uma questão de lealdade, posicionar-se de um lado ou do outro.

De que lado você está?

Vemos essa mesma ideia no último livro da Bíblia, Apocalipse. Interessantemente, o assunto não aparece em nenhum outro lugar do Novo Testamento, além desse livro apocalíptico. Quando Deus está prestes a derramar sua ira, ele diz:

“Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até marcarmos com um selo a testa dos servos do nosso Deus” (Ap 7.3).

Essa marca no povo de Deus era para protegê-lo do juízo, assim como no livro de Ezequiel. Mais tarde, no capítulo 9 de Apocalipse, um juízo é liberado na forma de gafanhotos destruidores, que foram enviados para atacar a humanidade... Porém, não toda ela, mas “tão somente às pessoas que não têm o selo de Deus na testa” (Ap 9.4).

Esse é um selo de proteção, de propriedade, de pertencimento a Deus.

Quando eu era jovem, lembro de ter lido essa passagem poderosa e inspiradora em Isaías 44.5 que descreve o povo de Deus tomando uma decisão forte e permanente de identificar-se com o Deus de Israel. Ela me afetou profundamente:

“Um dirá: ‘Eu sou do Senhor’; outro se chamará pelo nome de Jacó; o outro ainda escreverá na própria mão: ‘Eu sou do Senhor’, e por sobrenome tomará o nome de Israel”.

Eu pensei que seria ótimo fazer uma tatuagem em minha mão, declarando minha lealdade a Deus. Felizmente, fui persuadido contra essa ideia. Também não é uma boa ideia tatuar as mãos. Tatuagens no rosto e nas mãos são difíceis de esconder. Não é interessante que esses são os dois lugares em que a marca da besta será colocada? Nas testas e nas mãos?

A marca da besta

“A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz com que lhes seja dada certa marca na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome” (Ap 13.16-17).

Essa é uma questão muito séria. Aceitar a marca de besta é selar o seu destino, para sempre.

“Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na testa ou na mão, também esse beberá do vinho do furor de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre. E os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do nome da besta não têm descanso algum, nem de dia nem de noite” (Ap 14.9-11).

Outra marca na testa é mencionada, na mulher montada na besta no capítulo 17:

“Na sua testa estava escrito um nome, um mistério: ‘Babilônia, a Grande, a Mãe das Prostitutas e das Abominações da Terra’” (Ap 17.5).

Isso não é bom. Quem gostaria de ter isso escrito em sua testa? É muito pior do que GoldenPalace.com. Mas aqueles que decidiram se opor a Deus em rebelião não ligam. Estão felizes em possuir essa designação e a usam com orgulho.

Marcas na testa são como um selo, uma marca de identidade e lealdade. Decisões e posições foram tomadas. Que coisa maravilhosa para aqueles que têm o nome do Pai marcado em suas cabeças.

Essas passagens no final de Apocalipse são como uma lufada de ar puro:

“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade para julgar. Vi ainda as almas dos que foram decapitados por terem dado testemunho de Jesus e proclamado a palavra de Deus. Estes são os que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam a sua marca na testa e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap 20.4).

“Contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele” (Ap 22.4).

É uma época para sermos ousados

Irmãos e irmãs, tendo em vista que a eternidade é um tempo muito longo, é sábio decidirmos de forma bem resoluta agora, hoje, onde está a nossa lealdade. Precisamos estar dispostos a levantar e sermos contados, mesmo na dor da morte, sabendo que nossas vidas continuarão por muito tempo depois da sepultura. Muitos tentarão sentar-se inofensivamente em cima do muro, não querendo ser ousadamente abertos sobre sua fé, mas também não querendo negar o seu Salvador. No entanto, aos olhos de Deus, ou nós estamos no reino do seu Filho amado, ou estamos fora dele. Não há zona cinza. Apenas o reino da luz e o reino das trevas. Pertencemos a um ou outro, quer gostemos disso ou não, e hoje é o dia de tomar uma decisão a respeito de qual deles será, a fim de que possamos suportar a oposição, quando esta vier.

Assim como Pedro foi encorajado pelo Espírito Santo no livro de Atos, podemos pedir a Deus que nos encha do seu Espírito a fim de nos transformar, de pessoas tímidas em pessoas cheias de poder e amor. Muitos cristãos perseguidos no Oriente Médio sabem o que significa ter a letra árabe “ن” pintada em sua porta – “N”, para nosreni, ou nazareno. Isso significa que alguém que segue Jesus de Nazaré, um cristão, vive naquele lugar, e pode ser uma marca para destruição e até mesmo morte. Alguns abraçaram esse símbolo com orgulho, desejando ser conhecidos como seguidores de Jesus, não importando o preço a ser pago.

Quando os cristãos pagam um alto preço por recusarem-se a negar Jesus, eles não apenas recebem uma recompensa celestial, mas abençoam grandemente seus irmãos e irmãs ao seu redor com o seu exemplo. As histórias daqueles que foram perseguidos e mortos por sua fé são uma fonte de grande inspiração e dão grande glória a Deus. Isso mostra o quanto eles acreditam que vale a pena pagar por Deus – tudo.

Deus vê nossos corações e sabe o que será escrito em nossa testa no fim dos tempos, mas a verdade é que as pessoas ao nosso redor também podem ver muito do que está em nossos corações – e muito mais claramente do que podemos imaginar. Podemos não ter nossas crenças conscientemente gravadas em nossas testas, mas o apóstolo Paulo lembra os cristãos de Corinto que nossa conduta é a “Escritura” que aqueles ao nosso redor leem:

“Vocês são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos. Vocês manifestam que são carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações” (2Co 3.2-3).

As pessoas podem não ler muito a Bíblia, mas elas podem nos ler. Que tipo de Escritura estamos exibindo? O que a nossa vida diz sobre o Deus que servimos e nossa devoção a ele? Estamos vivendo a vida para agradar outras pessoas ou para agradar a Deus? Eu nunca me tatuei (e estou muito satisfeito com isso) mas ficarei encantado em ter algo ainda mais permanente, com implicações muito mais sérias, escrito em minha testa: o nome do meu Pai celestial. Até que eu o veja face a face, considerarei minha testa como estando permanentemente marcada com seu lindo nome. Eu quero ser santo para Deus, separado para ele. Não há espaço para mais ninguém colocar a sua marca.

Eu decidi seguir a Jesus.

Não voltarei atrás.

Publicado com autorização
de oneforisrael.org.

Notas

  1. Jennifer Guevin, “Woman tattoos forehead for $10K”, CNET, 30 jun. 2005. Disponível em: https://www.cnet.com/news/woman-tattoos-forehead-for-10k/.
  2. Hanson O’Haver, “The future has a face tattoo”, The Outline, 10 fev. 2018. Disponível em: https://theoutline.com/post/3355/face-tattoos?zd=1&zi=ohm2yjgq.
sumário Revista Chamada Março 2022

Confira