Governo pretende reduzir a idade para dispensas

Tenente israelense ora com tefilin.Tenente israelense ora com tefilin.

Muitos ultraortodoxos protelam seus estudos da Torá para escapar do serviço militar. Até agora, os estudantes só podiam livrar-se do serviço militar aos 24 anos de idade. A novidade é que essa idade deverá ser reduzida para 21 anos. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Knesset. O objetivo do governo com isso é integrar mais rapidamente os ultraortodoxos ao mercado de trabalho. O premiê Naftali Bennett enfatizou que esse objetivo seria de “máxima prioridade”. Muitos estudantes de jeshivá requerem adiamentos e vão protelando seus estudos para escapar da convocação. Durante esse período, eles ficam indisponíveis tanto para o exército como para o mercado de trabalho.

Por muito tempo, os homens haredim eram dispensados do serviço militar. Em 2012, o Supremo Tribunal decidiu que aquilo era inconstitucional, mas uma regulamentação legal definitiva ainda está pendente. Por motivos teológicos e tradicionais, grande parte da comunidade ultraortodoxa continua recusando o serviço tanto civil como militar.

Normalmente, o período de serviço militar dos homens judeus israelenses compreende 32 meses. Desde a fundação do Estado, a parcela dos prolíficos haredim na população israelense tem crescido continuamente. Por isso, regulamentações de exceção como a liberação do serviço militar têm gerado insatisfação social.

israelnetz.com

sumário Revista Chamada Janeiro 2022

Confira