Que espírito?

Poderia um cristão ter um espírito falso? De onde viriam então todos os conflitos, cisões e numerosos problemas na igreja de Jesus?

Resposta:

Bem, a Bíblia diz claramente que ninguém pode servir a dois senhores (cf. Mt 6.24). Também não podemos ser simultaneamente a habitação do Espírito Santo (1Co 3.16) e habitação de um espírito vindo de baixo! O que, porém, podemos perfeitamente fazer é amortecer e entristecer o Espírito Santo (1Ts 5.19; Ef 4.30).

O problema de muitas igrejas e, por extensão, de muitos cristãos, é existirem pessoas que alegam ser cristãs sem nunca terem passado por um autêntico novo nascimento. Judas é um exemplo assustador disso. Ele passou três anos acompanhando Jesus, mas nunca passou por um autêntico novo nascimento.

Infelizmente, porém, existem também cristãos certamente renascidos, mas que não abrem espaço em sua vida para a Palavra de Deus e a atuação transformadora do Espírito Santo. Preferem entregar o comando ao seu próprio coração maligno. Deste vem o que o Senhor Jesus descreve assim: “Porque de dentro, do coração das pessoas, é que procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as maldades, o engano, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, o orgulho, a falta de juízo. Todos estes males vêm de dentro e contaminam a pessoa” (Mc 7.21-23).

Isso, porém, nada tem a ver com algum outro espírito, mas com o nosso coração maligno, que levaremos conosco até o fim da nossa vida. O que importa é a quem nos sujeitamos. Ou, em outras palavras, a quem obedecemos. Ou ao nosso próprio ego, o coração maligno, ou ao Espírito Santo, que nos expõe e vivifica na Palavra de Deus.

 

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Janeiro 2022

Confira