78 por cento dos palestinos exigem a renúncia de Abbas

O presidente palestino Mahmud Abbas continua perdendo apoio na sociedade palestina, segundo concluiu uma enquete do instituto palestino de pesquisa de opinião e política. Segundo ela, 78% dos entrevistados desejam a renúncia de Abbas, seu presidente há muitos anos. O diretor do instituto, Chalil Shikaki, declarou ao jornal online israelense Times of Israel que esse é o índice mais elevado jamais atingido. Em meados de março, ele ainda se situava em 68%.

A pesquisa também revela uma queda nos índices de aprovação do Hamas. Enquanto no início de junho 53% dos entrevistados ainda opinaram que o Hamas merecia representar o povo palestino, na pesquisa atual apenas 45% defendem essa posição. Uma parcela de 28% expressou a opinião de que nenhum dos dois grupos deveria ser portador de responsabilidades.

A consulta também tematizou a morte violenta do ativista palestino Nisar Banat. Banat perdeu a vida em maio durante uma campanha de forças de segurança palestinas, o que resultou em várias manifestações contra Abbas. Muitos desses manifestantes foram presos. A atual pesquisa mostra que 74% dos consultados são de opinião de que essas prisões ferem a liberdade de manifestação. Além disso, quase dois terços creem que a morte de Banat tenha sido determinada por funcionários do alto escalão, e só 22% creem numa morte acidental.

israelnetz.com

sumário Revista Chamada Dezembro 2021

Confira