E lhe trouxeram ouro, incenso e mirra

Já desde os princípios da cristandade os estudiosos tentam interpretar o encontro dos magos do oriente com Jesus, que lhe trouxeram ouro, incenso e mirra. O profeta Isaías previu a chegada de gentios e explicou que eles “trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor” (Is 60.6b) pelos seus grandes feitos. Se os magos do oriente, mencionados no evangelho de Mateus, realmente fossem homens sábios, não teria sido melhor que tivessem trazido presentes práticos que de fato ajudassem a santa família?

A resposta para isso: sim, eles de fato trouxeram coisas práticas. Ouro é um meio de pagamento. Certamente José e Maria souberam aproveitá-lo muito bem. Presentes em dinheiro para os primogênitos ainda hoje são uma tradição judaica típica.

No entanto, o que acontece com o incenso e mirra? Trata-se de resinas de árvores com perfume agradável encontradas quase somente no sul da Península Arábica, no sentido leste de Israel, de onde vieram os magos. Em determinadas épocas do ano, são feitos cortes nas cascas das árvores para coletar a resina. Após seca ela pode ser usada como incenso.

O incenso é usado para afastar moscas e outros insetos. Isso reduz o risco de ser contaminado com doenças transmitidas por esses insetos. O incenso é empregado também em outras áreas, desde desodorantes, pasta de dentes e até bebidas.

O incenso é usado há muito tempo para tratamento contra úlceras, hipertensão, náusea, febre, indigestão, tosse e, notadamente, também como terapia para tratamento pós-parto em maternidades. A mirra é conhecida por seus efeitos para tratamento de dor de garganta, indigestão, cãibras, inflamações e cólicas.

Entre os gregos, romanos, egípcios e também entre os israelitas, incenso e mirra tinham igualmente um uso cerimonial. Eles eram tão caros que o sul da Arábia era conhecido como a “Arábia abençoada”. Devido à grande procura na Europa e na Ásia, os impérios árabes passaram a fazer parte da economia global. As rotas comerciais se estendiam até a Índia, seguindo pelo mar Mediterrâneo e pela Rota da Seda.

Os três presentes dos magos também continham significado cerimonial. Eles sabiam sobre o Rei recém-nascido, representado pelo ouro. O incenso era utilizado também nos cultos e simboliza o sacerdócio de Jesus. Mirra era também utilizada para embalsamar corpos e, por isso, poderia apontar para o sacrifício do Messias.

Assim, os presentes dos três magos serviram ao mesmo tempo como símbolos cerimoniais e como ajuda prática. Os três homens trouxeram presentes para a jovem família que, por um lado, tinham significados profundos e, por outro, serviram para o sustento do recém-nascido e da família.

Publicado com autorização de
israeltoday.co.il.

David Lazarus é editor do site internacional de notícias Israel Today. Ele vive em Cesareia, Israel.

sumário Revista Chamada Dezembro 2021

Confira