Abacates para a paz

Quando as armas davam o tom ao redor de Israel, ouviam-se isoladamente vozes críticas dos países com os quais Israel celebrara acordos de paz. Entre estes não se incluía o Marrocos, de tendência moderada, pois as relações com esse país norte-africano têm melhorado diariamente. A aproximação entre esses dois países, por assim dizer, dá-se passos largos, aos quais agora os abacates oferecerão sua contribuição. Há tempo essa fruta vem conquistando o mundo graças ao grande poder nutricional que lhe é atribuído. Israel não só cultiva abacates, como tem aprimorado determinadas variedades, permitindo que estas amadureçam em diferentes períodos ao longo da estação de cultivo, o que permite atender a uma demanda ainda maior e por mais tempo. Isso, porém, já não basta para os exportadores de abacate israelenses. O grupo empresarial Mehadrin já está procurando novas regiões de plantio a fim de consolidar sua posição no mercado mundial, que promete uma demanda crescente dessa saudável fruta. Segundo noticia a revista israelense de economia Globes, esse grupo israelense assinou recentemente um contrato para iniciar o cultivo de abacate no Marrocos.[1] Ainda se esperam as aprovações das autoridades, mas está claro que as condições climáticas marroquinas são extraordinariamente boas para o plantio de abacate; a água e a mão de obra são mais vantajosas que em Israel, e também a via de exportação para a Europa é atraentemente curta.

Nota

  1. Aviv Levy, “Israel’s Mehadrin to grow avocados in Morocco”, Globes, 21 abr. 2021. Disponível em: https://en.globes.co.il/en/article-israels-mehadrin-to-grow-avocados-in-morocco-1001368321.

Antje Naujoks dedicou sua vida para ajudar os sobreviventes do Holocausto. Já trabalhou no Memorial Yad Vashem e na Universidade Hebraica de Jerusalém.

sumário Revista Chamada Setembro 2021

Confira