Primeira drusa como emissária da Agência Judaica

Pela primeira vez haverá um druso israelense como emissário da Agência Judaica no exterior: Gadeer Kamal-Mreeh representará a tradicional organização em Washington, D.C. Um comunicado da Agência Judaica afirma que a drusa de 37 anos forjará “ligações significativas entre Israel e os judeus”. Uma das principais preocupações de Kamal-Mreeh será trazer sua perspectiva especial para as discussões sobre Israel na América do Norte. Entre outras coisas, ela deve ajudar a treinar e apoiar defensores de Israel nas universidades. “A jornada pessoal e profissional de Gadeer Kamal-Mreeh a torna uma poderosa personificação da diversidade e complexidade da sociedade israelense”, explica Amira Ahronoviz, diretora geral da Agência Judaica.[1] Kamal-Mreeh, que já serviu no parlamento israelense, diz: “Acredito que minha identidade singular como mulher drusa irá me auxiliar muito nesse trabalho”.

Os drusos fazem parte de uma comunidade religiosa cujos membros vivem espalhados por vários países – em torno de 150 mil somente em Israel, o que representa aproximadamente 1,5% da população de Israel. Grandes comunidades drusas existem principalmente na Galileia e nas Colinas de Golã. Os drusos da Galileia, de onde vem Kamal-Mreeh, consideram-se parte integrante do Estado de Israel e, ao contrário da maioria dos árabes israelenses, precisam servir no exército. Eles também estão envolvidos nos partidos sionistas judeus. Nas Colinas de Golã, no entanto, muitos drusos ainda se enxergam como sírios.

A Agência Judaica foi fundada em 1929 e funcionava como representação política dos judeus no então Mandato Britânico da Palestina. Contudo, seus emissários na diáspora também trabalham para convencer o maior número de judeus para retornar ao país. Promover o retorno de judeus e estabelecer uma ligação entre a diáspora e Israel são atualmente funções principais da agência.

israelnetz.com

Nota

  1. Judy Maltz, “In ‘Landmark Step,’ Druze Woman to Serve as Jewish Agency Envoy”, Haaretz, 22 jun. 2021. Disponível em: https://www.haaretz.com/israel-news/.premium-in-landmark-step-druze-woman-to-serve-as-jewish-agency-envoy-1.9929454.
sumário Revista Chamada Agosto 2021

Confira