Basílica herodiana em Ascalom

Um projeto de revitalização do Parque Nacional de Tel-Ascalom revelou restos arqueológicos de uma basílica com dois mil anos de idade. Esse complexo romano, o maior de sua espécie no país, foi desenterrado em escavações arqueológicas da Autoridade de Antiguidades de Israel. O local será aberto ao público após o encerramento dos trabalhos. Durante o período romano, a vida das cidades girava em torno da basílica (um prédio público), na qual os cidadãos realizavam seus negócios, encontravam-se para tratar de questões sociais e legais e apresentavam espetáculos e cerimônias religiosas. A nave da basílica estava cercada de fileiras de colunas de mármore e capitéis que se elevavam a uma altura de 13 metros e sustentavam a cobertura do edifício. O piso e as paredes eram de mármore. Ascalom era uma famosa e movimentada cidade comercial. No total, os arqueólogos encontraram cerca de 200 peças de mármore, pesando centenas de toneladas. Elas dão testemunho da grande opulência do edifício. A basílica foi destruída no terremoto de 363 d.C.

Parque Nacional de Tel-Ascalom. Fonte: Autoridade de Antiguidades de IsraelParque Nacional de Tel-Ascalom. Fonte: Autoridade de Antiguidades de Israel

A rota inteira, de aproximadamente dois quilômetros de comprimento, deverá passar pelos pontos mais importantes do parque nacional, incluindo o mais antigo pórtico abobadado cananeu do mundo, as famosas fontes da antiga cidade, a basílica e o Odeon, bem como os muros dos cruzados.

israelnetz.com

sumário Revista Chamada Agosto 2021

Confira