Israel: alternativa para o canal de Suez

Operação de resgate do cargueiro “Ever Given” encalhado no canaz de Suez.Operação de resgate do cargueiro “Ever Given” encalhado no canaz de Suez.

O canal de Suez atraiu os olhares preocupados do mundo em março deste ano, pois, ao encalhar, um cargueiro de contêineres paralisou centenas de navios. Até ser liberado, o acidente “Ever Given” (nome do navio) causou enormes danos econômicos. Por causa disso, conversas sobre alternativas novamente apareceram, o que colocou Israel no centro das atenções. Em Eilat é possível ver inúmeros carros produzidos no Extremo Oriente da Ásia. A explicação é simples: custos! Muitas montadoras optam pela entrega dos veículos no resort israelense no mar Vermelho. Lá eles são carregados em caminhões para serem levados à costa do Mediterrâneo, de onde a jornada para a Europa continua novamente de navio. A logística é complexa, mas o custo é menor do que uma viagem pelo canal de Suez. Por causa do bloqueio dessa rota de navegação, que foi inaugurada em 1869, a construção de uma linha ferroviária de Eilat a Asdode foi novamente discutida em Israel. Israel gastaria dezenas de bilhões de dólares neste projeto. Os ambientalistas sabem que isso reduziria emissões, mas se opõem à expansão da infraestrutura israelense porque várias reservas naturais sofreriam. Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelense, já havia embarcado em tal plano em 2012, mas que foi adiado indefinitivamente em 2019. Devido ao congestionamento no canal de Suez e ao fato de que uma linha ferroviária passando por Israel reduziria os custos de transporte em comparação com a rota marítima, pode-se supor que as autoridades israelenses podem reativar o plano. Também seria uma alternativa mais eficiente ao canal de Suez.

sumário Revista Chamada Julho 2021

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