Venda parcial de campo de gás aos EAU

A empresa energética israelense Delek Drilling pretende vender sua participação no campo de gás de Tamar à corporação petroleira Mubadala Petroleum, de Abu Dhabi, conforme anunciou a Delek Drilling por meio de um comunicado à imprensa. A decisão ainda não é definitiva. O negócio, de cerca de 1,1 bilhão de dólares, deve ser fechado até o fim do primeiro semestre de 2021. A venda de um campo de gás seria a primeira ocasião em que um bem econômico estratégico israelense passa às mãos de um país árabe. Seria o maior negócio desde o ano passado, quando os Emirados Árabes Unidos (EAU) e Israel reataram relações diplomáticas.

O campo de Tamar foi descoberto em 2009. Ele se encontra na zona econômica exclusiva de Israel, 90 quilômetros a oeste de Haifa, no mar Mediterrâneo. O campo abriga 369 bilhões de metros cúbicos de gás extraível. Os onze bilhões de metros cúbicos extraídos anualmente destinam-se a cobrir a demanda israelense e são também exportados para a Jordânia e o Egito.

Em seu “roteiro de gás”, o governo israelense decidiu em 2015 decentralizar o mercado de gás natural e estimular a concorrência. Nesse contexto, a Delek Drilling foi incumbida de vender, até o final deste ano, suas participações não utilizadas do campo de Tamar (aprox. 22%). O ministro israelense da Energia, Yuval Steinitz, reagiu com satisfação ao anúncio do negócio: “Conforme prometi, o monopólio israelense de gás está sendo desfeito”. Além disso, Steinitz explicou: “Grandes corporações internacionais têm vindo expressar sua confiança no nosso mercado de gás, e agora vêm um investimento também de um país árabe. Creio que esse será o início de uma cooperação entre os nossos países na área energética e em outras áreas econômicas e políticas, para o bem dos nossos cidadãos”.

israelnetz.com

sumário Revista Chamada Julho 2021

Confira