Antigo Testamento e o mundo pós-pandemia?

Como será o mundo pós-pandemia? Quais são as tendências que marcarão a década? Andy Crouch, autor e teólogo, buscou responder às perguntas e mostrar que a Bíblia traz um modelo de restauração após desastres. Ele apresenta três tendências que foram aceleradas com a pandemia, mas que já estavam em curso anteriormente. A primeira é a recuperação financeira em forma de “K”, em que a parte superior (empresas de grande porte, corporações e a classe alta) conseguiu contornar a crise financeira, mas a parte inferior do “K” (empresas médias e pequenas, empreendedores individuais, famílias de classe média e baixa) sofrerá mais para se recuperar – ou não se recuperará. A segunda é a desconfiança cada vez mais generalizada nas instituições que deveriam trazer segurança e ordem à sociedade, como os órgãos governamentais, a polícia, o exército etc. Por fim, a terceira tendência é o aumento das relações “pessoais” através da internet (via Zoom, WhatsApp, e-mail...), em que a perda de “informação” é dramática, alterando a forma pela qual nos relacionamos e interagimos.

Solução? Levítico 25. Ali Crouch nos mostra o plano de Deus de recuperação em caso de desastres multifacetados: o ano do jubileu. A cada 50 anos, as dívidas eram canceladas, as terras eram restituídas a seus donos originais e o descanso era instituído. “O jubileu é o resultado do perdão. O jubileu é o resultado da misericórdia. O jubileu é o resultado do verdadeiro Deus sendo conhecido, adorado e obedecido.”[1] Como é bom saber que nós aguardamos o reino milenar de Cristo nesta terra, em que veremos Cristo governando de forma justa, oferecendo perdão e misericórdia, sendo conhecido, adorado e obedecido!

Nota

  1. Andy Crouch, “3 Keys to Real Pandemic Recovery”,Christianity Today, 25 mai. 2021. Disponível em: https://www.christianitytoday.com/ct/2021/may-web-only/covid-19-pandemic-economy-3-keys-real-recovery.html.
sumário Revista Chamada Julho 2021

Confira