Jerusalém, maio de 2020

Queridos amigos, Shalom!

Atualmente, toda nação debaixo do sol está vivendo sob a ameaça da pandemia do coronavírus. Alguns amigos compartilharam comigo que se sentem como os israelitas no Egito durante a noite da Páscoa em que se deu a morte dos primogênitos. Todos nós lembramos que Deus é capaz de proteger cada um de seus filhos durante quaisquer circunstâncias. Todos nós estamos seguros nas mãos fiéis e soberanas de Deus.

Durante a propagação do coronavírus na China, nós preparamos a igreja para a situação atual em Israel. Pessoas compraram comida e foram incentivadas a NÃO fazer nenhum novo empreendimento econômico que prejudicasse o seu fluxo de caixa imediato. Nós atualizamos a lista dos números de telefone de todos os membros da igreja e fizemos um grupo de WhatsApp para toda a igreja. Não se preocupe, apenas os anciãos podem escrever... a fim de manter o foco. Diariamente, escrevemos estudos e devocionais e famílias podem enviar vídeos curtos para encorajamento e pedidos de oração. É o momento em que nossos grupos pequenos da vizinhança podem mostrar sua efetividade.

A situação no geral é bastante vaga. Muitas empresas demitiram seus trabalhadores ou os fizeram tirar licenças não remuneradas. Por enquanto muitas pessoas de nossa igreja estão nessa situação.

Algumas famílias na nossa igreja têm algum dinheiro guardado para se sustentarem por um mês ou mais; já outros, que estão vivendo com escassez de recursos, estão realmente confiando na graça de Deus. A igreja está ao lado dessas pessoas para ajudá-las a ter as necessidades básicas atendidas, dando dinheiro ou cupons de alimentação. Pessoas estão trazendo comida para os mais idosos e solitários. Eu agradeço a Deus por sua graça. Eu agradeço a Deus por vocês que por anos nos deram apoio e têm sido parceiros de ministério. Neste momento, nós louvamos a Deus por seu dom de exaltar os pobres e necessitados entre nós.

Embora tenhamos ordens para ficar em casa, não estamos calados no que diz respeito ao evangelismo. Nós oramos para que possamos usar todas as oportunidades para compartilhar a confiança que temos em Cristo Jesus. Que alegria e paz temos em nosso Deus e Salvador! Em tempos como esses nós lemos e relemos os salmos 23, 37.25-26, 91 e, é claro, Mateus 7.24-25.

Qual deveria ser nossa visão sobre a pandemia do coronavírus?

Na Bíblia, em todos os casos onde Deus derramou sua ira sobre o mundo (como o Dilúvio, em Gênesis 6–9), sobre uma cidade específica (Sodoma e Gomorra, em Gênesis 19), sobre Israel (722 a.C., 586 a.C. e 70 d.C.) e sobre o mundo inteiro durante os sete anos da tribulação (Apocalipse 6–19) que ainda estão por vir, sempre foi por que as pessoas negligenciaram a Deus como Soberano e desprezaram a sua Palavra. A pandemia atual é apenas uma indicação da vinda da punição final. Deus está usando o menor item da Criação (um vírus) para derrubar o orgulho das nações. “Já é o bastante”, é o que Deus está dizendo a todos. Nós oramos para que todos os que têm ouvidos ouçam, se arrependam e clamem a Cristo Jesus.

Nós estamos seguros nas mãos salvadoras de Deus. Mesmo se Deus decidir nos chamar para casa através desse vírus, nós sabemos para onde vamos e estamos em paz. Enquanto isso, nos regozijamos no Senhor.

Abrindo a nova igreja

Como mencionado em nosso relatório anterior, pela graça de Deus o comitê regional aprovou o plano de construção para o shopping onde a nova igreja estará localizada. O empreiteiro está dando prosseguimento e nós começamos a ver a fundação do complexo. Isso também significa que tivemos que pagar a segunda parcela. A terceira parcela poderá ser paga quando o empreiteiro terminar de construir o “esqueleto” inteiro do prédio.

A liderança da nova igreja é formada por alguns dos anciãos da nossa igreja (igreja mãe), e nós estamos todos empolgados. Nós entendemos os seguintes princípios que nos forçam a permanecer de joelhos e orar:

1) Deus não veio para salvar prédios, e sim pessoas. Nosso foco está em pregar o evangelho para a salvação de pessoas. Veja o Salmo 127.1: “Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção”.

2) A liderança está agora sob ataque espiritual e realmente precisa da graça de Deus. Oramos pela segurança, casamento, filhos, simplesmente por todos os aspectos das vidas deles, para que nada os impeça de servir ao Senhor.

Nossos estudos pessoais

Graças a Deus, o feedback da minha dissertação chegou. Essa é a primeira parte de duas. As correções foram feitas e eu estou esperando pela segunda parte. Eu agradeço a Deus pelo meu mentor, que é um homem sábio e piedoso. Eu aprendi muito por meio dos meus estudos recentes.

Anat também voltou aos estudos no ICB (Israel College of the Bible). Ela e mais 21 mulheres (a maioria esposas de pastores) estão fazendo um curso de dois anos sobre “Compreensão Pastoral da Mulher”. No mês passado, Anat terminou o primeiro semestre. Nós agradecemos a Deus pela oportunidade de receber novas ferramentas para servir a igreja.

Suas orações são muito necessárias e apreciadas.

Meno e Anat Kalisher

Meno Kalisher e sua esposa, Anat, são cristãos que vivem em Jerusalém. Meno é pastor da Jerusalem Assembly - House of Redemption. Ele também ensina e prega no mundo todo.

sumário Revista Chamada Maio 2020

Confira