Existe contradição entre os livros de Reis e Crônicas?

“Uma única passagem que contenha a evidência de uma contradição histórica seria suficiente para questionar a absoluta confiabilidade histórica da Bíblia.”

Li recentemente um artigo seu em que, ao término da exposição, você escreve que “temos a possibilidade de comprovar que a Bíblia é plenamente confiável em termos históricos”. Essa declaração motivou-me a enviar-lhes um exemplo de texto bíblico em que esbarrei alguns anos atrás. Gostaria de obter uma comprovação para a sua afirmativa baseada em uma explicação deste exemplo:

Texto A: “Vendo isso, Acazias, rei de Judá, fugiu na direção de Bete-Hagã. Mas Jeú o perseguiu, gritando: ‘Matem-no também!’ Eles o atingiram em seu carro de guerra na subida para Gur, perto de Ibleã, mas ele conseguiu refugiar-se em Megido, onde morreu” (2Rs 9.27).

Texto B: “Saiu então [Jeú] em busca de Acazias, e seus soldados o capturaram em Samaria, onde estava escondido. Levado a Jeú, Acazias foi morto...” (2Cr 22.9).

Encontrei essas passagens quando procurava deliberadamente exemplos que comprovassem uma precisão histórica. Para isso escolhi Reis/Crônicas por haver ali uma sobreposição de conteúdo, buscando um evento com apresentação razoavelmente bem detalhada. Além disso, procurei por uma passagem em que não houvesse nem algum erro de informação de números ou alguma variação na apresentação de alguma declaração de alguém.

Parece-me que essas duas passagens não coincidem. Não é possível que ambas as situações tenham acontecido simultaneamente. No momento, mantenho essa questão em aberto – afinal, há declarações mais importantes na Bíblia. Mesmo assim, uma única passagem que contenha a evidência de uma contradição histórica seria suficiente para questionar a absoluta confiabilidade histórica da Bíblia.

A passagem parece não ser muito conhecida – ao menos, até agora não encontrei nenhum posicionamento a seu respeito em defesa da fidelidade bíblica. Gostaria que pudessem encontrar alguma declaração esclarecedora ou, caso não, pudessem incluir a problemática no contexto da sua declaração naquele artigo.

Resposta:

Os livros de Reis e Crônicas se complementam mutuamente da mesma forma que os quatro evangelhos. Cada evangelho mostra Jesus Cristo sob uma ênfase diferente: Mateus fala do Rei; em contraste, Marcos fala do servo. Lucas testifica a efetiva humanidade de Cristo, enquanto que João enfatiza sua verdadeira divindade. Os evangelhos se complementam. Mateus, por exemplo, relata como os dois criminosos na cruz escarneciam de Jesus (Mt 27.44). Já Lucas (23.39-43) relata que um dos dois crucificados repreendeu o outro que blasfemava. Isso não é contradição, mas explica-se pela dinâmica dos acontecimentos: inicialmente ambos blasfemaram, mas, diante dos acontecimentos, um deles se arrependeu, repreendeu o outro e buscou ajuda com o Salvador. Assim, ele acabou por encontrar a salvação eterna para sua alma.

Os livros de Reis enfatizam mais a responsabilidade humana, ao passo que os de Crônicas destacam mais a graça de Deus. Por isso, também não se descreve ali o fracasso de Salomão em seus anos mais tardios. Os textos de 2Reis 9 e 2Crônicas 22 complementam-se de tal forma que a partir deles resulta o seguinte quadro histórico: Acazias fugiu de Jezreel para o sul na direção de Bete-Hagã. Jeú o perseguiu. Nas proximidades de Ibleã ele foi ferido por seus inimigos. Acazias conseguiu, porém, fugir para Samaria para esconder-se ali. No entanto, foi localizado e levado até Jeú. Acazias conseguiu fugir de novo. Dessa vez escapou para Megido, onde finalmente foi morto por seus perseguidores.

Roger Liebi

Roger Liebi é doutor em teologia pelo Whitefield Theological Seminary. Atua como professor de ensino bíblico e como palestrante em diversos países. Já participou de três projetos de tradução da Bíblia.

sumário Revista Chamada Fevereiro 2021

Confira