Método para plantio em solos salgados

Solos salgados disseminam-se cada vez mais no mundo. (Produtos químicos na água potável, fertilizantes ou pesticidas promovem o salgamento.) A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura estima um prejuízo anual de aproximadamente 12 bilhões de dólares decorrente dos solos salgados.[1] Um quinto de todas as áreas adequadas à agricultura não se presta ao plantio de frutas e legumes. A Austrália enfrenta esse problema, tal como a Índia e também Israel. O resultado são safras menores do que em solos em condição normal. Algumas plantas nem conseguem crescer sob tais condições.

A empresa israelense SaliCrop promete agora ter encontrado uma solução para isso. Segundo a página noticiosa The Times of Israel, pretende-se aumentar o rendimento em até 32% com ajuda de sementes adequadamente tratadas. Com isso, os israelenses evitam o demorado processo de modificação genética. Além disso, a SaliCrop não cultivou sementes especiais. Segundo a empresa, as sementes são apenas embebidas em um coquetel químico antes da semeadura. A SaliCrop desenvolveu diversos coquetéis para diferentes espécies de sementes. Com sua ajuda, pode-se influenciar o comportamento de determinados genes sem interferir diretamente na estrutura genética. A composição química dos produtos é sigilosa. Os primeiros resultados de ensaios no ano passado revelam uma elevação de rendimento da ordem de 13 a 32%. Segundo confirmou para o The Times of Israel o chefe da SaliCrop, Dotan Borenstein, já existem coquetéis para doze sementes diferentes.[2]

Notas

  1. Sue Surkes, “Israelifirm develops groundbreaking method to grow seeds in saline oil”, The Times of Israel, 25 ago. 2020. Disponível em: https://www.timesofisrael.com/israeli-firm-develops-groundbreaking-method-to-plant-seeds-in-saline-soil/.
  2. Ibid.
sumário Revista Chamada Fevereiro 2021

Confira