Cientistas israelenses invertem processo de envelhecimento

A busca da eterna juventude é tão antiga quanto a própria humanidade. Cientistas israelenses querem agora tentar deter o processo do envelhecimento humano. Um estudo da Universidade de Tel Aviv e do Shamir Medical Center parece prometer os primeiros sucessos. Mediante a aplicação de oxigenoterapias em câmaras pressurizadas especiais, conseguiu-se deter e até inverter o processo de envelhecimento. Os cientistas publicaram recentemente seus resultados na revista acadêmica Aging. Segundo a publicação, o tratamento com oxigênio hiperbárico seria capaz de inverter dois processos principais de influência decisiva sobre o envelhecimento de células. Graças à terapia, foi possível prolongar telômeros, uma espécie de capas de proteção dos cromossomos, em até 38%. Além disso, foi possível reduzir em 37% o número de células que não se dividem mais. Até agora, considerava-se um estilo de vida saudável e muito esporte como inibidores de um encurtamento telomérico.

O encurtamento telomérico é considerado o “Santo Graal” da biologia do envelhecimento. “Pesquisadores de todo o mundo tentam desenvolver intervenções farmacológicas e ambientais que possibilitem o alongamento telomérico”, disse Shai Efrati, do Shamir Medical Center.[1] Graças à oxigenoterapia, sua equipe teria conseguido isso agora. Participaram do estudo 35 pessoas sadias com idade mínima de 64 anos. Ao longo de um período de 90 dias, elas se submeteram a 60 sessões terapêuticas. Em seguida, os cientistas analisaram células imunes no sangue e compararam-nas com as amostras anteriores ao início da terapia. No entanto, Joram Maaravi, geriatra do Hadassah Medical Center, alertou no jornal online israelense The Times of Israel contra uma alegria precipitada. Além dos telômeros, há outros fatores decisivos para o processo de envelhecimento que o estudo não levou em conta. Além disso, ele alertou contra efeitos colaterais da terapia ainda desconhecidos: “Precisamos tomar muito cuidado quando interferimos na natureza”.[2] Assim, por exemplo, células cancerígenas também possuem telômeros prolongados.

Notas

  1. Nathan Jeff ay, “Israeli scientist claims to ‘reverse’ aging in blood
    cells”, The Times of Israel, 22 nov. 2020. Disponível em: https://www.timesofisrael.com/israeli-scientists-claim-to-reverse-aging-in-blood-cells-with-pressure-chamber/.
  2. Ibid.
sumário Revista Chamada Fevereiro 2021

Confira