O Que é a Espada Afiada de Dois Gumes do Senhor?

Ao anjo da igreja em Pérgamo, escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.

12Ao anjo da igreja em Pérgamo, escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes. 13Sei onde você vive—onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. 14No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. 15De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas. 16Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca. 17Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Dentre as sete igrejas contempladas em Apocalipse 2–3, a igreja de Pérgamo era a que ficava mais ao norte – doze milhas ao norte de Esmirna. Em tempos remotos, essa cidade fazia parte da Lídia, o domínio do riquíssimo rei Creso, que caiu sob o poder do império persa após a derrota dele. Mais tarde, a cidade passou a pertencer à Macedônia e, em 264 a.C., tornou-se a muito famosa e ricamente adornada capital do Reino Pergameno. Em 133 a.C., ela foi incorporada ao Império Romano por disposição testamentária do último rei pergameno, Átalo III. Sua fama decorria principalmente do templo de Esculápio e do gigantesco altar de Zeus. Nos tempos apostólicos, sua muito afamada biblioteca, com 250 mil rolos de pergaminho (o termo “pergaminho” também é derivado de Pérgamo), há muito já não se encontrava mais ali. Todavia, a ciência e a arte floresciam intensamente. A cidade existe até hoje com o nome de Bergama e pertence à Turquia.

Apesar de as cartas do céu serem breves e concisas, não se trata de alguma versão abreviada. Ao ler essas missivas, precisamos sempre manter em mente que estas são as últimas mensagens diretas que temos da parte do nosso Senhor Jesus Cristo. Embora Apocalipse também mencione a restauração e salvação de Israel, seu principal destinatário é a igreja. Segundo 1Coríntios 10.11, a igreja de Jesus é aquela que persiste no fim dos tempos.

Nos evangelhos, o Senhor fala aos seus discípulos e, por meio deles, a nós. Aqui, porém, ele se dirige a partir da destra do Pai diretamente à sua igreja e com isso também a nós. Essa forma direta de se comunicar é sublinhada pelo fato de as mensagens serem transmitidas por meio de João como apóstolo do Senhor e membro do corpo de Jesus. Por isso, cada palavra requer minuciosa atenção e meditação com oração e questionamento: o que o Senhor quer dizer com isso?

À igreja em Esmirna ele se apresenta como o Primeiro e o Último, como vencedor absoluto da morte. Aquela igreja precisava disso como consolo diante da pesada tribulação pela qual passava – era importante que soubesse quem o seu Senhor era. Já para Pérgamo ele se revela como aquele “que tem a espada afiada de dois gumes” (Ap 2.12). Esse autorretrato do Senhor mostra claramente o tema da carta: nada de confusão! Hebreus 4.12 também diz isso: “Pois a palavra do Senhor é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”.

A espada afiada de dois gumes identifica-se com a Palavrade Deus.

Deus não quer confusão! Apocalipse 19.15 mostra o Senhor exaltado cavalgando o cavalo branco: “De sua boca sai uma espada afiada”, com a qual ele julga as nações anticristãs (cf. Ap 19.21). A espada afiada de dois gumes identifica-se com a Palavra de Deus; na verdade, é a própria Palavra de Deus: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós” (Jo 1.14a).

Não é só a Pérgamo que o Senhor se revela como espada afiada de dois gumes que sai da sua boca. Ele faz isso ao longo de toda a história sagrada, até o dia de hoje. Com essa espada ele também dará fim ao Anticristo.

Quando há muito tempo Josué estava diante de Jericó e pela primeira vez lhe foi imposta a grande responsabilidade de conduzir o povo de Israel para dentro da terra prometida, ele subitamente se viu diante de um homem “empunhando uma espada” (Js 5.13). A Palavra de Deus convence, julga, separa e com isso protege contra a confusão. É por isso que precisamos transmitir a Palavra de Deus!

Wim Malgo (1922-1992) é o fundador da Chamada da Meia-Noite. Autor de mais de 40 livros, pregou e ensinou durante décadas.

sumário Revista Chamada Fevereiro 2021

Confira