Perdão de pecados por meio de intercessão?

Vem chegando novamente o Natal e somos lembrados do nascimento de Jesus, mas meus filhos não querem saber nada de Deus. Poderia eu, como pai, interceder como representante pelo perdão dos pecados do meu filho e de minha filha? Afinal, Moisés também intercedeu pelo perdão dos pecados do seu povo, assim como também Jó.

Resposta:

A Bíblia ensina que cada pessoa precisará prestar contas a Deus por si mesma um dia. “Pois Deus trará a julgamento tudo o que for feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau” (Ec 12.14). Deuteronômio 24.16 dispõe: “Os pais não serão mortos em lugar dos filhos... cada um morrerá pelo seu próprio pecado”. Da mesma forma, cada um precisa aceitar para si mesmo a salvação providenciada em Jesus Cristo. “... todo o que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome” (At 10.43); “Como diz a Escritura: ‘Todo o que nele confia jamais será envergonhado’” (Rm 10.11).

Deus insiste em enfatizar a importância da decisão pessoal. Assim, lemos em Josué 24.15: “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Há uma antiga máxima que diz que “Deus não tem netos”. Cada um precisa decidir pessoalmente por si mesmo.

Então, quando lemos que Moisés, Jó, Estêvão ou o Senhor Jesus intercederam pela culpa de outros, isso não se refere a um pedido de perdão do pecado deles (essa culpa só pode ser perdoada por arrependimento e confissão pessoais, cf. 1Jo 1.9). Trata-se, sim, de uma luta pelo favor de Deus para os culpados, uma luta por graça – que Deus conceda misericórdia aos pecadores. Vemos isso de forma impressionante no exemplo de Abraão. Ele rogou a Deus que suspendesse o juízo sobre Sodoma e Gomorra (Gn 18.23-33). Infelizmente aquelas pessoas não se arrependeram, o que resultou no juízo. A cidade de Nínive contrasta com isso. Após o anúncio do juízo por Jonas, a cidade toda se arrependeu e foi preservada (Jn 3). Como pais, podemos interceder por nossos filhos e implorar ao Senhor que os atraia cedo a ele e se torne grande e forte demais para eles. Também podemos abençoar nossos filhos em nome de Jesus e demonstrar a eles, por meio de uma conduta pessoal exemplar, que uma vida com Jesus é mais do que compensadora.

Samuel Rindlisbacher

Samuel Rindlisbacher é ancião da igreja da Chamada na Suíça e foi fundamental no desenvolvimento do grande ministério de jovens dela.

sumário Revista Chamada Dezembro 2020

Confira