Richard Dawkins: conclusões interessantes

Em uma entrevista ao The Times, Richard Dawkins falou ter observado que o cristianismo está perdendo sua influência sobre o bem no mundo, o que estaria provocando um vácuo que permite o crescente surgimento do mal.[1] Trata-se de uma admirável reflexão vinda de um dos principais ateístas da atualidade. Ele ainda não crê em Deus, mas observa um literal temor a Deus por parte daqueles que creem em Deus como uma bem-vinda ameaça contra o mal. Ele se preocupa com o fato de que a falta desse temor possa proporcionar “uma licença para que as pessoas de fato façam coisas más”, e a sua observação daquilo que acontece na sociedade em geral abala a sua crença na virtude inerente da humanidade. Ele reconhece: as pessoas necessitam de ajuda para praticar o bem.[2]

A igreja encontra-se em sérias dificuldades quando um ateísta declarado consegue enxergar o desaparecimento da influência cristã, mas não os líderes cristãos.

Notas

  1. David Sanderson, “Ending religion is a bad idea, says Richard Dawkins”, The Times, 5 out. 2019. Disponível em: <https://www.thetimes.co.uk/article/ending-religion-is-a-bad-idea-says-richard-dawkins-sqqdbmcpq>.
  2. Jonathon Van Maren, “Atheists sound the alarm: Decline of Christianity is seriously hurting society”, LifeSiteNews, 4 nov. 2019. Disponível em: <https://www.lifesitenews.com/blogs/atheists-sound-the-alarm-decline-of-christianity-is-seriously-hurting-society>.
sumário Revista Chamada Novembro 2020

Confira