Cristianismo e Israel

Existe um grande conflito em Israel com relação ao cristianismo. Autoridades do país tentam de diversas formas prevenir que a mensagem de Cristo alcance o povo judeu, como por exemplo na proibição de pregar o evangelho para menores de 18 anos sem o consentimento dos pais.1 Apesar de quase sempre serem iniciadas por membros ortodoxos do parlamento, muitas dessas medidas recebem votos externos. Um exemplo marcante é a proposta em andamento que deseja punir com um ano de prisão a pregação e o ensino no Novo Testamento a judeus, que recebeu 78 (!) votos – alterando uma proposta parecida de 1977.2 Muito se justifica pela história conturbada entre duas das maiores religiões do mundo, e das reações entre si ao longo dos últimos dois milênios.

Ao mesmo tempo, nos entristece ver o evangelho que deveria ser “primeiro do judeu, depois do grego” (Rm 1.16) tendo tanta dificuldade de alcançar os milhões de judeus em Israel. Contudo, há esperança! David Lazarus, judeu messiânico, explica: “Acontece que nosso povo ouviu por muito tempo que Cristo e o cristianismo querem nos converter ao cristianismo e finalmente vencer o judaísmo. Nosso povo não está rejeitando a verdadeira fé do Novo Testamento, nem o Jesus histórico, ao propor essas leis anti-evangelismo. Mas, sim, um evangelho sem seu contexto e raízes judaicas – a antítese do evangelho de Jesus para os judeus”.3

Notas

  1. Oliver Holmes, “Israel threatens to pull evangelicals Christian TV station aimed at Jews”, The Guardian, 10 mai. 2020. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2020/may/10/israel-threatens-to-pull-evangelical-christian-tv-station-aimed-at-jews>.
  2. David Lazarus, “The Battle to Keep Christianity Out of Israel”, Israel Today, 21 ago. 2020. Disponível em: <https://www.israeltoday.co.il/read/the-battle-to-keep-christianity-out-of-israel/>.
  3. Ibid.
sumário Revista Chamada Outubro 2020

Confira