Fundamentalismo

Dizem que os cristãos que creem na Bíblia devem ser considerados como fundamentalistas e que esse fundamentalismo cristão não seria melhor que o islâmico.

O atentado suicida de terroristas islâmicos em 11 de setembro de 2001 nos EUA, e os que se seguiram em Londres, Madrid, Djerba, Bali, Casablanca, Istambul, Taba, Sharm-el-Sheik, Amã, Mumbai, Mombasa e Argélia demonstram outra coisa, porque esses atentados foram planejados, coordenados e executados para atender à vontade de Alá.

Não poderia ser maior a diferença entre um crente em Jesus Cristo, cujo fundamento é a Bíblia, e um fundamentalista islâmico. Enquanto um fundamentalista terrorista mata seus inimigos e, ao fazer isso, invoca as declarações do Alcorão, um fundamentalista bíblico amará seus inimigos. Se não fizer isso, não será fundamentalista.

O fundamento do cristão é Jesus: “Porque ninguém pode colocar outro alicerce [ou fundamento] além do que já está posto, que é Jesus Cristo” (1Co 3.11). Toda pessoa que baseia sua vida no fundamento de Jesus é chamada a imitar o seu exemplo e a segui-lo diariamente, permitindo inclusive ser remodelada segundo a imagem dele. Efésios 2.19-22 também refere-se a esse fundamento ou base quando diz: “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”.

A igreja de Jesus está alicerçada no fundamento dos apóstolos e profetas (além dos apóstolos, trata-se aqui dos profetas neotestamentários dos tempos apostólicos), ou seja, ela está comprometida particularmente com a doutrina do Novo Testamento, da qual o próprio Jesus é a pedra angular de suporte. A Bíblia inteira é palavra de Deus, com as declarações do Antigo Testamento servindo de modelos, advertências, consolo e esperança. Já as declarações do Novo Testamento são doutrina comprometedora, que a igreja de Jesus deve obrigatoriamente seguir. Essa doutrina inclui o amor como primeiro mandamento e, vinculado a ele, naturalmente o amor ao próximo.

De resto, toda pessoa precisa de um fundamento sobre o qual possa pisar com segurança, requerendo-se, evidentemente, que se trate do fundamento certo. O Senhor Jesus diz: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Mt 7.24-27).

Jesus Cristo é a rocha! Se alguém fundamenta sua vida sobre ele, mantendo assim Jesus e a Palavra de Deus como alicerce, este terá a vida firmada em meio a todas as turbulências diárias, permanecendo firme até a eternidade sem fim. Quem, no entanto, carece desse fundamento, não achará suporte. Nesse sentido, teremos prazer em ser fundamentalistas cristãos.

Norbert Lieth é autor e conferencista internacional. Faz parte da liderança da Chamada na Suíça.

sumário Revista Chamada Setembro 2020

Confira