A pegajosa língua do sapo

Brilho refletido

A língua do sapo é realmente um milagre da natureza. De maneira quase imperceptível para o olho humano, os sapos lançam sua pegajosa ferramenta de caça contra moscas, mosquitos etc. Para tanto, a língua possui um alto grau de elasticidade e tem aceleração rasante. Quando o sapo está caçando, ele normalmente permanece deitado, quieto na margem, ou sentado em água rasa. Os olhos crescem, o animal aponta e agilmente lança a língua sobre o objeto desejado – numa fração de segundos a vítima está colada à língua; no momento seguinte, já foi engolida. Os cientistas descobriram que isso não depende da alta velocidade da língua do sapo, mas da impressionante aceleração. O resultado é surpreendente: ao caçar a sua presa, a língua do sapo alcança em torno de 12 vezes a aceleração gravitacional.1 Isso significa que a língua de um sapo é muito mais rápida do que um ônibus espacial, o qual consegue alcançar “apenas” entre cerca de 3 e 8 vezes a força gravitacional no momento de seu lançamento.2

Além da incrível capacidade de aceleração, há outras características que transformam a língua do sapo num perfeito instrumento de caça. Seu tecido de alta elasticidade permite que a língua alcance seis vezes o comprimento do próprio sapo!3 Uma vez dentro de sua boca, o sapo consegue dobrá-la como o fole de um acordeão e acomodá-la economizando espaço. Uma outra vantagem da língua é que os seus músculos não estão dentro da boca, como acontece com a maioria dos mamíferos, mas estão conectados na frente, em seu lábio inferior.

Notas

  1. Alexis Noel e David Hu, “The frog tongue is a high-speed adhesive”, The Conversation, 31 jan. 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2XC0LDb>.
  2. Andrew Tarantola, “Por que o corpo humano não consegue suportar acelerações bruscas?”, GIZMODO Brasil, 26 dez. 2014. Disponível em: <https://bit.ly/3gyrGsr>.
  3. “Froschzunge: Das flinke Jagdinstrument der Frösche”, t-online.de, 4 set. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3gypD7J>.
sumário Revista Chamada Julho 2020

Confira