Brilho refletido

Brilho refletido

Messier 78 (também conhecida como NGC 2068) é a nebulosa de reflexão mais clara do céu, à noite. Ela se encontra na constelação de Órion. Essa nebulosa especialmente brilhante não possui luz própria, mas reflete o brilho das estrelas ao seu redor. As partículas de pó da nebulosa refletem os raios de luz das estrelas que as atingem, e elas o fazem de maneira tão intensa que a névoa luminosa pode ser vista até com um pequeno telescópio. A M78 foi descoberta no ano de 1780 pelo astrônomo e geógrafo francês Pierre François André Méchain (1744-1804).

A magnificência do reflexo da nebulosa nos faz lembrar a expressão bíblica “resplendor da glória” na carta aos Hebreus, a qual fala de Jesus: “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas” (Hb 1.3).

Todavia, “resplendor” aqui não está bem certo. A tradução mais acertada seria “a irradiação da sua glória”. O termo significa a propagação de luz ou radiação (ver Jo 8.12; 2Co 4.4,6). O Filho de Deus não é apenas o Refletor, mas é a fonte de brilhante glória, pois ele sustenta o Universo por meio da sua Palavra.

Rolf Höneisen

Publicado com autorização de factum-magazin.ch.

Rolf Höneisen é o redator chefe da revista cristã ideaSpektrum e ancião de uma igreja na Suíça.

sumário Revista Chamada Janeiro 2020

Confira